A organização da informação em ambiente web: um estudo do portal do PROCON-PR; La organización de la información en el entorno web: un estudio del portal del PROCON-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p131

Palavras-chave:

Organização da informação, Arquitetura da informação, PROCON-PR

Resumo

Introdução: O ambiente digital e sua relação com o acesso à informação foi o cenário escolhido para a contextualização desta pesquisa. A organização da informação na web é uma temática relativamente recente no âmbito da Ciência da Informação em razão do aumento expressivo da quantidade de informações em ambiente digital. Surge neste cenário, a Arquitetura da Informação (AI), escopo de estudos da Ciência da Computação, cujos aportes teóricos e metodológicos estabelecem interfaces com a Ciência da Informação (CI) para criar formas de organizar a informação em ambiente web.
Objetivo: Analisar a organização e a representação da informação do portal do PROCON-PR a partir da identificação dos componentes de Arquitetura da Informação (AI), dos requisitos de usabilidade e acessibilidade e dos níveis de informatividade.
Metodologia: Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa tendo como principal objeto de estudo as fontes informacionais disponíveis no portal do PROCON-PR.
Resultados: Indicam que o portal tem uma arquitetura informacional condizente com a metodologia proposta de AI, também atende em sua maioria aos requisitos de usabilidade e acessibilidade e possui os níveis “alto” e, principalmente, “médio” de informatividade que indicam facilidade na compreensão dos textos.
Conclusões: Em que pese os aspectos positivos, detectou-se duas falhas marcantes na sua estrutura que são, a falta de recursos de interatividade para a participação mais ativa dos usuários e a escassez de conteúdos para ampliar a visibilidade de informações condizentes com as necessidades informacionais dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Cicon, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Analista de Sistemas, Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Londrina e graduação em Informática.

Rosane Suely Álvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

AGNER, Luiz Carlos. Otimização do diálogo usuários-organizações na world wide web: estudo de caso e avaliação ergonômica de usabilidade de interfaces humanocomputador. 2002. Dissertação (Mestrado em Design) - Departamento de Design. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2002.

BARBALHO, Celia Regina Simonetti. Portais eletrônicos: estudo comparativo da oferta em comunicação. 2004. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/errata/barbalho.pdf. Acesso em: 4 abr. 2012.

BEAUGRANDE, Robert-Alain de; DRESSLER, Wolfgang Ulrich. Introducción a la lingüística del texto. Barcelona: Ariel, 1997. Disponível em: https://bit.ly/3rsASnW. Acesso em: 15 ago. 2012

CAMARGO, Liriane Soares de Araújo de. Arquitetura da informação para biblioteca digital personalizável. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. 2004.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes: 1991.

COSTA, Giselda dos S. Texto e coesão textual. CEFET – PI – UNED/FLORIANO. 2003. Disponível em: http://www.giseldacosta.com.br/public/2184327-Texto-e-coesaotextual.pdf. Acesso em: 20 nov. 2012.

DIAS, Claudia. Usabilidade na web: criando portais mais acessíveis. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books. 2007.

DUARTE, Claudia. Atividades relacionadas (arquitetura da informação). 2012. Disponível em: https://bit.ly/3zkCin2. Acesso em: 1 jun. 2012.

ESCHENFELDER, Kristin R. et al. Assessing U.S. Federal Government websites. Government Information Quarterly, Illinois, v. 14, n. 2, p. 173-189, 1997.

GARRETT, Jesse James. The elements of user experience: user-centers design for the web indianápolis (Indiana). 2003. Disponível em: http://www.jjg.net/ia/elements.pdf. Acesso em: 20 maio 2012.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaca. Introdução a linguística textual: trajetória e grandes termos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2004.

MACEDO, Michel Kramer Borges; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis. Desenvolvimento de recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14035/7927. Acesso em: 10 jul. 2012.

MAZZONI, Alberto Aangel; TORRES, Elisabeth Fátima. Conteúdos digitais multimídia: o foco na usabilidade e acessibilidade. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 152- 160, maio/ago. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v33n2/a16v33n2.pdf. Acesso em: 15 fev. 2012.

MENEZES, Estera Muszkat et al. Panorama da pesquisa em ciência da Informação no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 205-228, jan./jun. 2006.

MIRANDA, Andréa da Silva. Recomendações de acessibilidade digital em cursos de educação básica a distância via web para portadores de deficiência visual. 2002. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2002.

MORVILLE, Peter; ROSENFELD, Louis. Information Architecture for the world wide web. 3. ed. Sebastopol: O´Reily Media, 2006.

NIELSEN, Jackob. Usability Engineering. Morgan Kaufmann Publishers. San Francisco, Ca. 1993. Disponível em: https://bit.ly/2W9ymYe. Acesso em 5 dez. 2012.

PIMENTA, Marcelo Soares; WINCKLER, Marco. Avaliação de Usabilidade de Sites Web. Escola de Informática da SBC Sul, Porto Alegre, v. 1, p. 85-137, 2002. Disponível em: http://www.funtec.org.ar/usabilidadsitiosweb.pdf. Acesso em: 10 jun. 2012.

PROCON. Disponível em: http://www.procon.pr.gov.br/. Acesso em: 10 jun. 2012.

SANT´ANNA, Silvana dos Santos. Tratamento da informação em ambientes digitais: investigação da capacidade do bacharel em biblioteconomia para a atuação como arquiteto da informação para a web. 2009. 134 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SARMENTO E SOUZA, Maria Fernanda. Periódicos científicos eletrônicos: apresentação de modelo para análise de estrutura. Interface, Botucatu, v.7, n. 12, 2003

SOUZA, Maria Fernanda Sarmento e; FORESTI, Miriam Celí Pimentel Porto; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Arquitetura da informação em web site de periódico científico. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 5, n. 2, p. 87-105, jun. 2004.

VECHIATO, Fernando Luiz. Repositório digital como ambiente de inclusão digital e social para usuários idosos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Arquitetura da informação digital. 6 jan. 2010. Disponível em: http://arquiteturadainformacaodigital.blogspot.com.br/2010/01/about.html. Acesso em: 10 maio 2012.

Downloads

Publicado

2013-03-24

Como Citar

CICON, Claudia Regina; LUNARDELLI, Rosane Suely Álvares. A organização da informação em ambiente web: um estudo do portal do PROCON-PR; La organización de la información en el entorno web: un estudio del portal del PROCON-PR. Informação@Profissões, [S. l.], v. 1, n. 1/2, p. 131–150, 2013. DOI: 10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p131. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/14592. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicações