Regionalidade do ensino e Lei 11645/2008
desafios e experiências docentes em uma escola de Elói Mendes (sul de Minas Gerais)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p190-211Palavras-chave:
Regionalidade, Lei 11645/2008, Indígenas, PráticasResumo
O ensino de História Indígena regional atende a lei 11645/2008 e ao caput do artigo 26 da lei 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), estando este último a destacar que o currículo deve ter uma parte que contemple características regionais do contexto do aluno. Neste sentido, são apresentadas, no artigo, algumas práticas docentes realizadas na Escola Estadual Professora Norma de Brito Piedade Martins, no município de Elói Mendes, sul de Minas Gerais, onde fontes históricas e arqueológicas, além de outros materiais didáticos, técnicos e acadêmicos, embasam aulas voltadas a promoção da diversidade cultural e reconhecimento de povos indígenas como parte da formação social, cultural e histórica da região da bacia hidrográfica do rio Verde, na qual o município de Elói Mendes está inserido. O resultado, até agora, é a formação, por parte dos alunos, de um olhar diferente sobre os povos indígenas, questionando visões preconceituosas que aprenderam. É um trabalho constante, que busca também atender o disposto no Currículo Referência de Minas Gerais, além do cumprimento das mencionadas leis.
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