A importância da história local para o ensino de história
reflexões a partir de uma experiência na Amazônia Oriental Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p206-227Palavras-chave:
Ensino de história, história local, Amazônia orientalResumo
Na década de 1990, a História Local tornou-se uma área temática de conteúdos para os anos iniciais da Educação Básica. Todavia, a partir do Ensino Fundamental II, o lugar da História Local não está bem definido. A partir desse cenário, parte da literatura científica sobre o ensino de história já constatou a importância da História Local das cidades, bairros e outros espaços, que representam a ideia de lugar, para a formação dos educandos, pois permite uma aproximação direta com a história de vida deles. Contudo, mesmo diante das mudanças do campo historiográfico, inclusive com certa atenção ao local e ao regional, é possível compreender que ocorrem várias dificuldades para o trabalho com a História Local na prática docente. Tendo em vista essa situação, este texto tem como objetivo debater a importância da História Local para o ensino de história a partir da experiência de um projeto de ensino desenvolvido junto à Educação Básica de uma cidade do interior da Amazônia brasileira (Xinguara-PA). Os conhecimentos e práticas adquiridos por meio do projeto citado acima permitem considerar a importância da História Local para aproximar o público escolar da História, sobretudo por possibilitar o estímulo à observação, à curiosidade, à criatividade, à experimentação, à elaboração de raciocínios e ao reconhecimento de relações históricas entre o passado e o presente.
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