De boas intenções o inferno está cheio: as metodologias de ensino nos livros didáticos de História
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p71Palavras-chave:
Livro didático, Metodologias de ensino, Ensino de história, Teoria da atividade.Resumo
O artigo faz uma análise das metodologias de ensino utilizadas nos livros didáticos de história produzidos para as séries iniciais do ensino fundamental. Tem-se por metodologia de ensino o conjunto ações didáticas que orientam professores e alunos para as aprendizagens pretendidas. A teoria da atividade foi o referencial teórico utilizado na análise do material, que considerou principalmente as seguintes categorias: necessidades, motivos, ações e operações. Os livros didáticos utilizados na análise foram selecionados a partir dos seguintes critérios: aprovação no PNLD; inserção de capítulos que abordem a temática da história e cultura afrodescendente; intencionalidades explicitadas sobre os processos de leitura e letramento.Downloads
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Referências
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Publicado
2019-07-29
Como Citar
Soares, O. P., & Monteiro, J. R. M. (2019). De boas intenções o inferno está cheio: as metodologias de ensino nos livros didáticos de História. História & Ensino, 25(1), 71–96. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p71
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Artigos
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