O projeto “Primeiro, aprender!” e a disciplina História no Ensino Médio do Ceará (2008-2014)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p35Palavras-chave:
Ensino Médio, Ensino de História, “Primeiro, aprender!”, Ceará.Resumo
O artigo trata da comunicação de resultados da investigação que teve como objeto o projeto “Primeiro, aprender!”, desenvolvido entre 2008 e 2014, com foco na melhoria do Ensino Médio, a partir da iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Investigamos, particularmente, a autoria, a abordagem histórico-metodológica e os usos escolares do material instrucional produzido no âmbito do projeto. Os fundamentos teóricos da análise foram buscados em Certeau (1998), Chartier (1990), Chervel (1990), Freire (1998, 2001) e Thompson (1981). Houve pesquisa bibliográfica, com consulta aos parâmetros e as diretrizes curriculares nacionais do Ensino Médio, mas, também, aos documentos oficiais relacionados ao “Primeiro, aprender!” no Estado do Ceará. Além disso, houve entrevistas aos autores do material instrucional e aos professores responsáveis por sua implantação. Os resultados apontaram grandes dificuldades na concepção e na implantação do mesmo, com consequências importantes para a análise de projetos desta natureza no âmbito das políticas públicas de educação no Brasil.Downloads
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Referências
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Publicado
2018-07-29
Como Citar
Silva, I. B. da, & Gatti Júnior, D. (2018). O projeto “Primeiro, aprender!” e a disciplina História no Ensino Médio do Ceará (2008-2014). História & Ensino, 24(1), 35–62. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p35
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