Professores universitários que escrevem livros didáticos: análise de depoimentos de autores brasileiros contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p63

Palavras-chave:

Professor universitário, Livro didático, Memória nacional.

Resumo

Trata-se da comunicação das reflexões histórico-pedagógicas realizadas no âmbito da História das Disciplinas Escolares, na qual a perspectiva de análise foi a sócio-histórica, voltada para o exame dos conteúdos dos depoimentos recolhidos, no final dos anos 90 do Século XX, junto a alguns professores universitários da região sudeste e nordeste do Brasil que também se tornaram, a partir do final dos anos sessenta e inicio dos anos setenta, importantes autores de livros didáticos de História no Brasil. Nesta reflexão foram levantados e analisados os dados biográficos dos autores, em especial: a formação acadêmica, a experiência docente em sala de aula, o itinerário e os impactos do regime militar e da redemocratização sobre sua produção didática, o entendimento sobre a função do livro didático e sobre a forma como os conteúdos veiculados contribuem para a formação da memória nacional. O empreendimento editorial ligado à produção didática exige, atualmente, autores que agreguem capacidade de redação em linguagem acessível, com condições de atualização freqüente dos conteúdos e que se disponham a compartilhar com diversos outros profissionais a responsabilidade pela produção de sua obra didática.

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Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Professor de História da Educação do Centro Universitário do Triângulo e da Universidade Federal de Uberlândia/MG

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Publicado

2003-05-29

Como Citar

Gatti Júnior, D. (2003). Professores universitários que escrevem livros didáticos: análise de depoimentos de autores brasileiros contemporâneos. História & Ensino, 9, 63–96. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p63

Edição

Seção

Artigos