O que fomos, o que somos e o que queremos ser: uma reflexão sobre a docência
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p63Palavras-chave:
Ensino de história, Formação e prática de professores.Resumo
Partindo do pressuposto de que se vive uma situação de crise e incertezas quanto a nossa profissão, este artigo objetiva suscitar reflexões sobre ser professor no século XXI. Para alcançar a meta exposta fez-se uma breve retrospectiva sobre alguns autores que, no decorrer da segunda metade do século XX, trouxeram contribuições para pensar a ação docente. A partir destas referências, teceu-se uma análise sobre esta crise, focando as especificidades da ação docente no contexto da cultura da escola. A questão que permeia toda a discussão aqui apresentada é: quais as diferenças significativas entre o que fomos, o que somos e o que queremos ser enquanto professores?
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. Ofício de Mestre. Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
DELORS, J.Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.
ESTEVES, J. M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1995
FORQUIN,J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conbecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.
NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1995.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas. 2000.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora. 1973.
SACRISTAN, J,G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.