O que fomos, o que somos e o que queremos ser: uma reflexão sobre a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p63

Palavras-chave:

Ensino de história, Formação e prática de professores.

Resumo

Partindo do pressuposto de que se vive uma situação de crise e incertezas quanto a nossa profissão, este artigo objetiva suscitar reflexões sobre ser professor no século XXI. Para alcançar a meta exposta fez-se uma breve retrospectiva sobre alguns autores que, no decorrer da segunda metade do século XX, trouxeram contribuições para pensar a ação docente. A partir destas referências, teceu-se uma análise sobre esta crise, focando as especificidades da ação docente no contexto da cultura da escola. A questão que permeia toda a discussão aqui apresentada é: quais as diferenças significativas entre o que fomos, o que somos e o que queremos ser enquanto professores?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora no curso de Pedagogia da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, Paraná

Referências

ARENDT, H. Entre opassado e ofuturo. São Paulo: Perspectiva. 1988.

ARROYO, M. G. Ofício de Mestre. Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

DELORS, J.Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

ESTEVES, J. M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1995

FORQUIN,J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conbecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1995.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas. 2000.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora. 1973.

SACRISTAN, J,G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1995.

Downloads

Publicado

2005-05-07

Como Citar

Oliveira, S. R. F. de. (2005). O que fomos, o que somos e o que queremos ser: uma reflexão sobre a docência. História & Ensino, 11, 63–73. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p63

Edição

Seção

Artigos