Livros didáticos e ensino de história: a Idade Média nos manuais escolares do Ensino Fundamental

Autores

  • Edlene Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p7

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino de História, PNLD, Idade Média

Resumo

Este artigo analisa as representações sobre a Idade Média presentes em alguns dos manuais escolares produzidos no Brasil após o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) implementado em 1996. Busca ainda entrever as distâncias e aproximações entre o saber acadêmico e o saber escolar, além de possíveis rupturas e permanências no olhar pejorativo sobre a Idade Média, que se mantém presente no ensino de História nas escolas brasileiras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edlene Silva, Universidade de Brasília

Professora adjunta da Universidade de Brasília. Representante do Laboratório de Ensino de História da Universidade de Brasília (LABEH).

Referências

ARAÚJO, E. O teatro dos vícios: transgressão e transigência na sociedade urbana colonial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

BITTECOURT, C. M. F. O livro didático não é mais aquele. Revista Nossa História, ano I, n. 2, dezembro de 2003, p.52-54.

BITTECOURT, C. M. F.Ensino de História fundamentos e métodos, São Paulo: Cortez, 2004. BLOCH, M. Os reis taumaturgos: O caráter sobrenatural do poder régio França e Inglaterra. São Paulo: Cia das Letras, 1993.

BONNASSIE, P. Dicionário de História Medieval. Lisboa: D. Quixote, 1985.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2008: História/Ministério da Educação. — Brasília: MEC, 2007. 124 p. — (Anos Finais do Ensino Fundamental).

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais:/História/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

CESARE, M. Grandes Pecadores, Grandes Catedrais. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

COELHO, M. F. A justiça d'além-mar. Lógicas jurídicas feudais em Pernambuco (séc. XVIII). Recife: Ed. Massangana/Fundação Joaquim Nabuco, 2009.

FERREIRA, M. de M. Desafios do ensino de História. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: FVG, v. 21, n. 41, p.79-94.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FRANCO JR, H. As Cruzadas – Guerra Santa entre Ocidente e Oriente. 1ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 1999.

FISCARELLI, R. B. de O. Material Didático e prática docente. In: Encontro Iberoamericano de educação. Alcalá de Henares, 2006.

KAMEL, A. O que ensinam às nossas crianças. Artigo de opinião em O Globo – 18/09/2007.

KAMEL, A. Livro didático e propaganda política. Artigo de opinião em O Globo - 01/10/2007

KOLING, P. J. O ensino de História da América na educação básica reflexões a partir de manuais didáticos e obras utilizadas em escolas públicas no Oeste do Paraná. In: Anais Eletrônicos do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC, Vitória, 2008. LE

GOFF, J. Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Editorial Estampa, 1995a.

GOFF, J. A civilização do Ocidente medieval. v 1., Lisboa: Editorial Estampa, 1995b.

LOPEZ, R. S. Nascimento da Europa. Lisboa, Rio de Janeiro, Edições Cosmos, 1965.

MACEDO, J. R. Repensando a Idade Média no Ensino de História. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

MELLO, J. R. As Cruzadas. Série Princípios. São Paulo: Editora Ártica, 1989.

MELO, C. F. C. B. de. Senhores da História e do esquecimento: a construção do Brasil em dois manuais didáticos de História na segunda metade do século XIX. Belo Horizonte, MG: Argumentum, 2008.

MIRANDA, S. R., LUCA, T. R. de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.24, n. 48, p.123-144, 2004.

MONTEIRO, A. M.. Professores e manuais didáticos: narrativas e leituras no ensino de história. Rio de Janeiro Ed. FGV, 2009.

NUNES, R. A. da C. História da Educação na Idade Média. São Paulo, EDUSP, 1979.

PERNOUD, R. A Mulher nos Tempos das Cruzadas. Campinas, São Paulo: Editora Papirus, 1993.

PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. Rio de Janeiro: Agir, 1994.

PERNOUD, R. Luz sobre Idade Média. Sintra: Europa-América, 1981.

PEREIRA, N. M.; GIACOMONI, M. P. Possíveis Passados: representações da Idade Média no Ensino de História. Porto Alegre: Zouk, 2008.

PILETTI, C.; PILETTI, N. História e vida integrada. 4. vols. 2 ed., São Paulo: Ática, 2007.

PILETTI, C.; PILETTI, N. História e Vida. 4. vols. 1.ed. São Paulo: Ática, 1989.

PILETTI, C.; PILETTI, N. História e Vida integrada. Nova edição reformada e atual. São Paulo: Editora Ática, 2 ed., 2006.

PILETTI, C.; PILETTI, N. História e Vida: das origens da humanidade à Idade Média. v.3. São Paulo: Editora Ática, 25 ed., 2001.

SCHIMIDT, M. Nova História Critica. São Paulo: Nova Geração, 1999.

Downloads

Publicado

2011-09-09

Como Citar

Silva, E. (2011). Livros didáticos e ensino de história: a Idade Média nos manuais escolares do Ensino Fundamental. História & Ensino, 17(1), 7–31. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p7

Edição

Seção

Artigos