O "Guia das escolas cristãs": um marco no surgimento da pedagogia moderna
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p335Palabras clave:
Guia das Escolas Cristãs, Pedagogia moderna, EpistemologiaResumen
O presente artigo, de caráter bibliográfico, aborda o surgimento da pedagogia moderna no século XVII, partindo do pressuposto de que o Guia das Escolas Cristãs, texto pedagógico de São João Batista de La Salle, é uma obra de cunho científico que abre as portas para um novo paradigma: o de uma educação que segue os padrões metodológicos da ciência. Discute o Guia como principal obra de referência para a pedagogia moderna. Considera-se que a experiências pedagógicas das primeiras Escolas Cristãs, instituto fundado por La Salle, são referência para a elaboração do Guia. Ao partir da experiência educativa para organizar os processos pedagógicos a serem usados na sua rede de escolas, La Salle desenvolveu uma pedagogia científica, ou seja, seguindo um método, organizou as escolas a partir do que se desenvolvia e dava certo. Com isso, La Salle pode ser considerado um cientista da educação e sua obra educativa tem um grande peso na formação da pedagogia moderna. Esta pesquisa conclui que o modelo científico adotado por La Salle no Guia das Escolas Cristãs influenciou toda a elaboração dos processos educativos posteriores ao seu século e até mesmo a educação contemporânea.
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