Fontes no ensino de história da educação: uma discussão sobre construção do conhecimento.
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p173Palabras clave:
História da Educação Fontes. Ensino Superior.Resumen
O presente artigo tem o objetivo de fomentar uma reflexão acerca do ensino de História da Educação e suas amplas possibilidades, como o uso de fontes históricas, no ensino superior. Nessa perspectiva, apresentamos seguintes inquietudes como norteadoras desse trabalho: Qual a importância da disciplina de História da Educação no ensino superior? As fontes históricas assumem um lugar de destaque nesse cenário em que medida? Quais as possibilidades de aprendizado a partir dessas? Na busca pela aproximação dessas respostas, foram escolhidas as metodologias da pesquisa bibliográfica, que auxilia no conhecimento das variáveis e autenticidade da pesquisa, assim como, a análise de conteúdo, que busca a compreensão dos sentidos expressos em um documento escrito.
Descargas
Citas
BACELLAR, C. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2010.
BITTENCOURT, C. Livros didáticos entre textos e imagens. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
BORGES, B. G.; GATTI JÚNIOR, D. Ensino de História da Educação na formação de professores no Brasil atual. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/40/art02_40.pdf
BRASIL. LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
CHOPPIN, A. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. Revista História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel. v. 13, Jan/Abr 2009. Disponível em: http//fae.ufpel.edu.br/asphe
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LOPES, E. M. T.; GALVÃO, A. M. História da Educação: O que você precisa saber sobre. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
MAGALHÃES, J. P. Linha de investigação em História da Educação e da alfabetização em Portugal-Um domínio do conhecimento em renovação. In: SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L.; LOMBARDI, J. C. (Org.). História da Educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas: Histedbr, 1999.
SAVIANI, D. Breves considerações sobre fontes para a História da Educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art5_22e.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.