A construção dos heróis e a memória nacional entre os não letrados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2004v10n0p5

Palabras clave:

Ensino de história, Memória, Educação popular.

Resumen

Pretende-se neste artigo discutir as implicações acerca das análises sobre memória a constituição dos heróis nacionais. Tendo como pressuposto os estudos sobre o ensino de história e a construção da memória nacional, pretendemos levantar algumas questões relativas a presença dos ícones da história nacional entre pessoas que não freqüentaram a escola formal. Nessa pesquisa entrevistamos mulheres de um curso de alfabetização popular, sobre a figura de Tiradentes (feriado nacional) e outras festas cívicas, sendo que Tiradentes é considerado por muitos historiadores como presente na memória coletiva da nação como um herói nacional.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marlene Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História. Professora da Universidade Estadual de Londrina

Citas

BOSII, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Queiroz Editor, 1983.

CARVALHO, J. M. A formação das almas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FARIA FILHO, L. M. Representação da Escola e do Alfabetismo no século XIX. In: BATISTA, A. A. G.; GALVÃO, A. M. O. (Org.). Leitura: práticas impressas e letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.,

FONSECA. T. História e ensino de história. Belo Horizonte: Autênctica, 2003.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vétice, 1990.

PILETTI, N.; PILETTI, C. História e vida. 11. Ed. Paulo: Atica, 1997.

REIS, M. C. D. Imagens flutuantes: mulher e educação (São Paulo, 1910-30). Projeto História, São Paulo, 1981.

SALIBA, E. T. As imagens canônicas e o ensino de História. In: SCHIMDT, M. A.; CAINELLI, M. R. lll Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos QuatroVentos, 1999.

SANDES, N. A invenção da nação: entre a monarquia e a república. Goiânia: Ed.UFG, 2000.

Publicado

2004-05-17

Cómo citar

Cainelli, M. (2004). A construção dos heróis e a memória nacional entre os não letrados. História & Ensino, 10, 5–19. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2004v10n0p5

Número

Sección

Artigos