A Ditadura Militar brasileira, a crise do código disciplinar da didática da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp248-270

Palavras-chave:

Didática da História, Ditadura Militar, ensino de História, código disciplinar

Resumo

O artigo apresenta análises parciais de investigação acerca da constituição da Didática da História no Brasil e, nessa fase, trata-se de pesquisa documental realizada, principalmente, em documentos curriculares e manuais de Didática destinados à formação de professores. De partida, é relevante explicitar alguns pressupostos do recorte apresentado no texto. De um lado, consiste em assumir a Didática da História como uma disciplina específica destinada à formação de professores. De outro, significa a análise desse campo a partir da categoria “código disciplinar” e de sua construção histórica, no âmbito de uma periodização denominada “crise do código disciplinar”, instaurada pela e na política educacional do período da Ditadura Militar brasileira.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Professora titular da Universidade Federal do Paraná, pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFPR, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica-LAPEDUH/UFPR. Pesquisa constitutiva de projeto relativo a bolsa produtividade Cnpq1.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Schmidt, M. A. (2024). A Ditadura Militar brasileira, a crise do código disciplinar da didática da história. História & Ensino, 30(especial), 248–270. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp248-270

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