(Des)caminhos do ensino de história da África no currículo da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p128-152

Palavras-chave:

História, Ensino de História da África, Base Nacional Comum Curricular, Livro Didático

Resumo

Resultante de disputas curriculares, políticas e sociais, a BNCC fora elaborada de forma a normatizar os currículos das escolas públicas e privadas do Brasil. Neste artigo, objetivamos analisar como a Base, para o Ensino Médio, configurou propostas para o ensino de História da África e sua reverberação no livro didático, o qual fora avaliado em consonância com as competências e habilidades prescritas no referido documento. O momento de sanção da Base, em 2018, é o recorte temporal inicial desta pesquisa e se justifica pelo fato de a BNCC ser um documento normativo que rege a orientação da construção de materiais didáticos, do trabalho docente e os conhecimentos mínimos que todos os estudantes do país devem adquirir em sua formação básica. O recorte temporal finaliza em 2021, por ser o ano em que os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas foram distribuídos nas escolas do Brasil. Para os objetivos enunciados, utilizamos a abordagem decolonial a partir de Quijano (2005), assim como a discussão de currículo de Arroyo (2013) e Sacristán e Pérez Goméz (1988). Notamos que a Base expressa um projeto educativo de grupos conservadores da sociedade que, aos poucos, almejam minguar o ensino de História e, consequentemente, o ensino de História da África, no Ensino Médio, uma vez que se pautam em critérios etnocêntricos ao enxergar, por exemplo, a África apenas como ponto de partida para verificar a presença dos povos afrodiaspóricos no Brasil.

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Biografia do Autor

Nádia Narcisa de Brito Santos, Universidade Estadual do Ceará - Campus de Quixadá

Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Educação.

José Petrúcio, Universidade Federal do Piauí

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, campus de Franca. Professor de História Antiga Medieval junto à Universidade Federal do Piauí, campus de Picos e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, da mesma instituição.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Santos, N. N. de B., & Farias Júnior, J. P. de. (2024). (Des)caminhos do ensino de história da África no currículo da Educação Básica. História & Ensino, 30(2), 128–152. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p128-152

Edição

Seção

Dossiê ENSINO DE HISTÓRIA EM "PERIFERIAS": ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BEIRAS, BORDAS E FRONTEIRAS