Ensinar história nas fissuras do patrimônio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p031-053

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Estágio em História, Crítica à Colonialidade

Resumo

Este texto é um exercício de pensamento de três professoras, com trajetórias profissionais diferentes, que se encontram no Ensino de História para fazer-pensar a docência como transgressão, atuando nas fissuras, nas bordas e na periferia de um currículo eurocentrado. O campo de atuação foram quatro turmas da disciplina de Estágio de Docência em História - Educação Patrimonial, no ano de 2022, do Curso de Licenciatura em História - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Patrimônio Cultural, portanto, é o tema dos planejamentos e atuação dos estagiários e estagiárias. Neste artigo, o foco recai sobre as problematizações que orientaram os planejamentos das turmas, buscando refletir sobre os impactos das leituras oferecidas na disciplina. Certamente, os temas, os recortes, os grupos, as problematizações e o referencial teórico escolhidos para a construção dos planejamentos indicam a potência de fazer a docência nas bordas e fissuras do currículo oficial.

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Biografia do Autor

Carmem Zeli de Vargas Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS). Professora na área de Ensino de História (FACED/UFRGS).

Melina Perussatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em História (PPGH/UFRGS). Professora na área de Ensino de História (FACED/UFRGS).

Sarah Calvi Amaral Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em História (PPGH/UFRGS). Professora na área de Ensino de História (FACED/UFRGS).

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

de Vargas Gil, C. Z., Perussatto, M., & Calvi Amaral Silva, S. (2024). Ensinar história nas fissuras do patrimônio. História & Ensino, 30(2), 031–053. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p031-053

Edição

Seção

Dossiê ENSINO DE HISTÓRIA EM "PERIFERIAS": ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BEIRAS, BORDAS E FRONTEIRAS