Potenciais educativos das visitas mediadas ao prédio do antigo DOI-CODI/SP
contribuições da abordagem gramsciana para a educação em direitos humanos em lugares de memória relacionados ao passado ditatorial brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp181-200Palavras-chave:
Educação, Direitos Humanos, Direito à Memória, Verdade e Justiça, Lugar de Memória, Antonio GramsciResumo
O artigo propõe analisar as ações educativas executadas pelo Núcleo de Preservação da Memória Política de São Paulo no prédio do antigo DOI-Codi/SP, dentro de uma abordagem gramsciana. Partindo de observação das atividades e análise dos relatórios de avaliação, constatamos como potenciais das visitas mediadas ao lugar de memória: a) a constituição de uma prática educativa que tende a superar o entendimento alicerçado no senso comum a respeito de nossa história recente e de nossa democracia; b) a contribuição na consolidação do caráter pedagógico, intrínseco ao processo de efetivação do direito à Memória, Verdade e Justiça no Brasil pós-ditadura.
Downloads
Referências
BONINELLI, Giovanni Mimmo. Folclore. In: LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (org.). Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.
GASPAROTTO, Alessandra. O direito à memória e à verdade e a consolidação dos direitos humanos: o que nos conta a experiência brasileira? In: EDUCAÇÃO em direitos humanos: memória e cidadania: curso intensivo. São Paulo: Memorial da Resistência de São Paulo, 2020. p. 102-124. Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Catalogo-Curso-Direitos-Humanos-2020.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. v. 2.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LIGUORI, Guido. Sociedade política. in: LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (org.). Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, jul./dez. 1993.
NÚCLEO MEMÓRIA. [Home]. São Paulo: Núcleo Memória, c2021. Disponível em: https://www.nucleomemoria.com.br/ . Acesso em: 6 jan. 2024.
PISTORELLO, Daniela; MENEGUELLO, Cristina. Patrimônios difíceis e ensino de História: uma complexa interação. História Hoje, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 4-11, jan./jun. 2021.Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/775. Acesso em: 6 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v10i19.775
SAES, Décio Azevedo Marques de. República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2001.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.
TEXIER, Jacques. Sociedade civil. In: LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (org.). Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.
ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Educação em direitos humanos: uma proposta metodológica. In: EDUCAÇÃO em direitos humanos: memória e cidadania: curso intensivo. São Paulo: Memorial da Resistência de São Paulo, 2020. p. 61-88. Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Catalogo-Curso-Direitos-Humanos-2020.pdf. Acesso em: 6 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renan Ribeiro Beltrame

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
















