Os cadernos de história:

avaliação de aprendizagens na formação docente inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p161-178

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, análise de fontes, cadernos, metodologia, avaliação

Resumo

O presente artigo inscreve-se no debate sobre avaliação no ensino de História. Visa suscitar a utilização de cadernos como instrumentos de exercício e de avaliação, problematizando limites e potencialidades. Para tanto, apresentamos o Estágio Curricular Supervisionado como etapa da formação docente inicial que possibilitou a realização das atividades aqui descritas, seguindo para questões concernentes ao uso de fontes no ensino de História, e culminando na experiência de utilização dos cadernos como instrumentos pedagógicos e avaliativos. Através deles, ao longo de 2 meses, foram realizados exercícios de análises de fontes e elaborações narrativas, as quais ensejaram reflexões sobre a progressão do conhecimento histórico e a incorporação da avaliação processual no ensino de História. Os cadernos são, aqui, compreendidos como tecnologias escolares, a partir da proposição de Jan Masschelein e Marteen Simons. A progressão do conhecimento histórico e a avaliação são pensados a partir dos trabalhos de Flavia Caimi e Marcus Leonardo Bonfim Martins. O Relatório de Estágio Supervisionado é o documento que ampara a reflexão.

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Biografia do Autor

Caroline Jaques Cubas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

   

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Jaques Cubas, C. (2022). Os cadernos de história: : avaliação de aprendizagens na formação docente inicial. História & Ensino, 28(1), 161–178. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p161-178

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas