Os cadernos de história:
avaliação de aprendizagens na formação docente inicial
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p161-178Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado, análise de fontes, cadernos, metodologia, avaliaçãoResumo
O presente artigo inscreve-se no debate sobre avaliação no ensino de História. Visa suscitar a utilização de cadernos como instrumentos de exercício e de avaliação, problematizando limites e potencialidades. Para tanto, apresentamos o Estágio Curricular Supervisionado como etapa da formação docente inicial que possibilitou a realização das atividades aqui descritas, seguindo para questões concernentes ao uso de fontes no ensino de História, e culminando na experiência de utilização dos cadernos como instrumentos pedagógicos e avaliativos. Através deles, ao longo de 2 meses, foram realizados exercícios de análises de fontes e elaborações narrativas, as quais ensejaram reflexões sobre a progressão do conhecimento histórico e a incorporação da avaliação processual no ensino de História. Os cadernos são, aqui, compreendidos como tecnologias escolares, a partir da proposição de Jan Masschelein e Marteen Simons. A progressão do conhecimento histórico e a avaliação são pensados a partir dos trabalhos de Flavia Caimi e Marcus Leonardo Bonfim Martins. O Relatório de Estágio Supervisionado é o documento que ampara a reflexão.
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