Gameficação e avaliação no ensino de história:

uma proposta de renovação metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p078-099

Palavras-chave:

Gameficação, Avaliação, Ensino de História

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral compreender de que maneira a lógica subjacente à dinâmica geral dos jogos pode auxiliar metodologicamente o ensino de História; em particular, as avaliações. Para tanto, realizaremos uma discussão sobre o conceito de gameficação e suas possibilidades de utilização de maneiras que consideramos proveitosas no âmbito da Educação. Discutiremos os objetivos dos instrumentos de avaliação nesse campo do ensino, trazendo em seguida um relato de experiência de uma prova de história gameficada, propondo um modelo de avaliação que poderá ser apropriado e reelaborado de acordo com diferentes contextos pedagógicos. Por fim, a análise da experiência buscará apontar caminhos de renovação metodológica do ensino de História, em particular das dinâmicas de avaliação, a partir da noção de gameficação. Buscamos argumentar que gameficar a avaliação é uma possibilidade de superar os problemas do descompasso entre renovação temática e de abordagens, observados no ensino de História, e a persistência de práticas metodológicas calcadas em concepções de educação bancária.

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Biografia do Autor

Bárbara Araújo Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ)

Renan da Cruz Padilha Soares, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Mestre em Prática na Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Professor do Centro Universitário Internacional - UNINTER.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Machado, B. A., & Soares, R. da C. P. (2022). Gameficação e avaliação no ensino de história: : uma proposta de renovação metodológica . História & Ensino, 28(1), 078–099. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p078-099

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas