Reinventar-se:

narrativas digitais da docência na pandemia Covid-19 em 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p079

Palavras-chave:

Ensino remoto;, pandemia;, história pública;, história digital.

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar experiências docentes no processo de isolamento social causado pela pandemia do Covid-19, no ano de 2020. Ancorados em construtos da história pública e digital, buscamos fazer uso de tecnologias digitais para produzir narrativas e memórias, documentar o cotidiano e histórias pessoais. As fontes documentais produzidas resultaram de narrativas individuais construídas de forma colaborativa em uma rede social no contexto do projeto de extensão “Reinventar-se: Narrativas Digitais da Docência em 2020” da Universidade Federal de São Paulo. O projeto foi responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma (em rede social) online para registrar memórias, impressões e vivências da vida cotidiana docente, coletando relatos de experiências, imagens e outras produções digitais que versaram sobre mudanças, adaptações e dificuldades no trabalho domiciliar. Nossas análises revelam efeitos práticos na transformação da docência em relação à apropriação e uso de tecnologias da web 2.0 para o ensino, evidenciam efeitos emocionais do trabalho remoto sobre os/as professoras, demonstram os esforços pela busca de eficiência em ambientes de pouco ou nenhum suporte de escolas e instituições de ensino, expondo as desigualdades sociais, e, do ponto de vista dos processos de ensino/aprendizagem sugerem o desenvolvimento de habilidades docentes, o estímulo à criatividade e a ampliação dos atitudes comunicacionais entre os/as professoras e seus alunos.

 

Biografia do Autor

Claudia Moraes SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Historiadora. Professora Doutora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios. Professora da Pós Graduação Interdisciplinar "Humanidades, Direitos e outras Legitimidades" da FFLCH da USP. Pesquisadora-membro e coordenadora do LEIA-Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Analise Social , grupo de pesquisa Diretório CNPq. Pesquisadora membro do Diversitas-Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP .Vice-coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unifesp. Autora dos livros "Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo" da Editora Loyola e " Pelas Ondas do Rádio : Camponeses, Cultura Popular e o rádio nos anos de 1960" da Editora Alameda. Tem experiência em pesquisa em temas que se interseccionam aos estudos culturais, memória social, a história pública, história oral e historia audiovisual , com foco na interação entre atores sociais e instituições políticas, abrangendo as temáticas: movimentos e lutas sociais, memória social, resistências culturais e políticas e políticas públicas.

Cristiane Fátima Barbosa, Pós-Graduanda da Universidade de São Paulo

Historiadora. Mestranda do Programa Interdisciplinar de pós-graduação Humanidades, direitos e outras legitimidades da USP. Especialização (latu sensu) em Conflitos Internacionais e Globalização pela Unifesp. Professora da Rede Municipal de São Paulo.  Pesquisadora do Observatório da Democracia e Direitos da Unifesp.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

SOUZA, C. M., & Barbosa, C. F. (2022). Reinventar-se: : narrativas digitais da docência na pandemia Covid-19 em 2020. História & Ensino, 28(2), 079–105. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p079

Edição

Seção

Artigos