Desnaturalizando a violência contra mulheres:

saberes docentes e aprendizagens em história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p010

Palavras-chave:

ensino de história;, gênero;, violência contra mulheres;, experiência didática.

Resumo

Neste artigo, analiso uma experiência didática desenvolvida em aulas de história, em turmas de 6º Ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo era historicizar e desnaturalizar relações desiguais de gênero. Procuro considerar as escolhas e os recortes operados pela professora como indícios de saberes docentes que se articulam a processos de aprendizagem em história. A experiência permitiu perceber a potencialidade dos estudos de gênero em sala de aula e demostrou que a historicização e desnaturalização da violência contra as mulheres pode ser um proveitoso caminho para fazer emergir outras formas de partilhar o mundo.

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Biografia do Autor

Artur Nogueira Santos e Costa, Universidade de Brasília

Doutorando em História na Universidade de Brasília.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Costa, A. N. S. e. (2022). Desnaturalizando a violência contra mulheres: : saberes docentes e aprendizagens em história. História & Ensino, 28(2), 010–035. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p010

Edição

Seção

Artigos