Se tudo é História, por que continuamos a estudar Pré- história na escola? Os conceitos de História e Pré- história nos livros didáticos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p150

Palavras-chave:

História, Pré-história, Livro didático

Resumo

O presente trabalho problematiza a permanência do conceito de Pré-história nos livros didáticos de História, aprovados pelo PNLD 2017-2019. Nossa intenção é demonstrar a força da tradição da historiográfica oitocentista brasileira na literatura didática, mesmo após a criação e consolidação do Programa Nacional do Livro Didático-PNLD, responsável pela avaliação da qualidade historiográfica e pedagógica dos livros didáticos a partir da década de 1990. Usamos os pressupostos conceituais desenvolvidos nas pesquisas sobre a História dos Conceitos (KOSELLECK,1992), bem como os  conceitos de:  História ( BLOCH, 2002), Pré-história (TRIGGER,2004), Livro didático (FREITAS, 2009).  Para tal, faremos uma leitura do livro didático a luz da estratégia analítica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Com esse estudo foi possível compreender as estratégias utilizadas pelo mercado editoral para não romper a relação existente entre as exigências dos editais do PNLD, a historiografia escolar e tradição cultuada pela cultura escolar na contemporaneidade. Nesse sentido, a pesquisa demonstra que, mesmo após as reconfigurações dos saberes históricos a serem ensinados nos livros didáticos, por conta da forte influência da historiorafia francesa (Escola dos Annales, História Cultural, Nova História Cultural), o material permanece organizado a partir da perspectiva cronologica e eurocentrica do tempo e do espaço, e sobretudo,  defendendo ou apresentando a ideia de surgimento da história depois da invenção da escrita. Nesse sentido, a estratégia do livro é adotar um nova semântica (palavra, termo, discurso) para explicar essa “origem” da história ou redefini o significado do termo.

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Biografia do Autor

Ana Lucia do Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Arqueologia. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Juliana Alves do Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutora em História; Graduada em História. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Luiz Adriano Lucena Aragao, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em História. Professor de História e Aux. Em Assuntos Educacionais – IFPE

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Nascimento, A. L. do, Andrade, J. A. do, & Aragao, L. A. L. (2021). Se tudo é História, por que continuamos a estudar Pré- história na escola? Os conceitos de História e Pré- história nos livros didáticos contemporâneos. História & Ensino, 27(1), 150–174. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p150

Edição

Seção

Artigos