Se tudo é História, por que continuamos a estudar Pré- história na escola? Os conceitos de História e Pré- história nos livros didáticos contemporâneos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p150

Palabras clave:

História, Pré-história, Livro didático

Resumen

O presente trabalho problematiza a permanência do conceito de Pré-história nos livros didáticos de História, aprovados pelo PNLD 2017-2019. Nossa intenção é demonstrar a força da tradição da historiográfica oitocentista brasileira na literatura didática, mesmo após a criação e consolidação do Programa Nacional do Livro Didático-PNLD, responsável pela avaliação da qualidade historiográfica e pedagógica dos livros didáticos a partir da década de 1990. Usamos os pressupostos conceituais desenvolvidos nas pesquisas sobre a História dos Conceitos (KOSELLECK,1992), bem como os  conceitos de:  História ( BLOCH, 2002), Pré-história (TRIGGER,2004), Livro didático (FREITAS, 2009).  Para tal, faremos uma leitura do livro didático a luz da estratégia analítica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Com esse estudo foi possível compreender as estratégias utilizadas pelo mercado editoral para não romper a relação existente entre as exigências dos editais do PNLD, a historiografia escolar e tradição cultuada pela cultura escolar na contemporaneidade. Nesse sentido, a pesquisa demonstra que, mesmo após as reconfigurações dos saberes históricos a serem ensinados nos livros didáticos, por conta da forte influência da historiorafia francesa (Escola dos Annales, História Cultural, Nova História Cultural), o material permanece organizado a partir da perspectiva cronologica e eurocentrica do tempo e do espaço, e sobretudo,  defendendo ou apresentando a ideia de surgimento da história depois da invenção da escrita. Nesse sentido, a estratégia do livro é adotar um nova semântica (palavra, termo, discurso) para explicar essa “origem” da história ou redefini o significado do termo.

Biografía del autor/a

Ana Lucia do Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Arqueologia. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Juliana Alves do Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutora em História; Graduada em História. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Luiz Adriano Lucena Aragao, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em História. Professor de História e Aux. Em Assuntos Educacionais – IFPE

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Publicado

2021-08-16

Cómo citar

Nascimento, A. L. do, Andrade, J. A. do, & Aragao, L. A. L. (2021). Se tudo é História, por que continuamos a estudar Pré- história na escola? Os conceitos de História e Pré- história nos livros didáticos contemporâneos. História & Ensino, 27(1), 150–174. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p150

Número

Sección

Artigos