Olhares sobre a cidade: um olhar sobre o casario antigo de Cachoeiro de Itapemirim
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p325Palavras-chave:
Casario antigo, Cachoeiro de Itapemirim, História oralResumo
Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma proposta de trabalho desenvolvida com alguns alunos do curso de História do Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa sobre o casario antigo da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo, em que se utilizou tanto a história oral quanto o registro fotográfico, numa tentativa de construir um pouco da identidade cachoeirense considerando as maneiras de morar de seus habitantes. Entre os resultados encontrados com a realização desse trabalho, destaca-se a descoberta de diversos documentos que retratam um pouco do cotidiano da cidade e de seus moradores.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
CARONE, E. A República Velha: instituições e classes sociais. 3.ed. São Paulo: Difel, 1975.
FONSECA, S. G. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
LE GOFF, J. História e Memória. Campinas-SP.: Unicamp, 1990.
MARTINS, M. L. História regional. In: PINSKI, Carla B. (Org.). Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2009, 135-152.
MENESES, U. T. B. A memória, cativa da História? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Disponível em Acesso em 05/05/2014.
PERROT, M. Maneiras de Morar. In: PERROT, M. (Org.). História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol.4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, p. 307-323.
SANTOS, A. S. Bernardo Horta de Araújo e a política de Cachoeiro de Itapemirim (1887-1913). Cachoeiro de Itapemirim: Cachoeiro Cult, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.