O uso de imagens no ensino da história: um exemplo com as pinturas de Pedro Weingärtner

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p145

Palavras-chave:

Imagens, Ensino, Pedro Weingärtner, Educação.

Resumo

Este estudo pretende compreender de que forma a disciplina de História pode se utilizar de fontes visuais na sala de aula para compreensão e reflexão de eventos históricos. Para tanto, utilizou-se, das pinturas do artista gaúcho Pedro Weingärtner (1853 - 1929), que representam a temática da imigração alemã. Pretende-se analisar a identidade e representação desta etnia nas pinturas contextualizando-as com o processo histórico da época. Um dos objetivos dessa pesquisa é desenvolver as habilidades de interpretação e leitura imagética nos alunos e, igualmente incitar a discussão do uso de fontes visuais em sala de aula. Nesse sentido, a capacidade de interpretar as imagens e de relacioná-las com a própria vida é fundamental de se pensar, para que o aluno desenvolva uma capacidade crítica, interpretativa e transformadora da sua realidade. Essas análises tencionam enriquecer o diálogo em sala de aula e dinamizar o ensino.

Palavras-chave: Ensino da História. Imagens. Representações.

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Biografia do Autor

Cyanna Missaglia de Fochesatto, UNISINOS

Mestranda do PPGH da UNISINOS.

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Publicado

2013-09-26

Como Citar

Fochesatto, C. M. de. (2013). O uso de imagens no ensino da história: um exemplo com as pinturas de Pedro Weingärtner. História & Ensino, 19(2), 145–162. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p145

Edição

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Artigos