O uso de imagens no ensino da história: um exemplo com as pinturas de Pedro Weingärtner
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p145Palavras-chave:
Imagens, Ensino, Pedro Weingärtner, Educação.Resumo
Este estudo pretende compreender de que forma a disciplina de História pode se utilizar de fontes visuais na sala de aula para compreensão e reflexão de eventos históricos. Para tanto, utilizou-se, das pinturas do artista gaúcho Pedro Weingärtner (1853 - 1929), que representam a temática da imigração alemã. Pretende-se analisar a identidade e representação desta etnia nas pinturas contextualizando-as com o processo histórico da época. Um dos objetivos dessa pesquisa é desenvolver as habilidades de interpretação e leitura imagética nos alunos e, igualmente incitar a discussão do uso de fontes visuais em sala de aula. Nesse sentido, a capacidade de interpretar as imagens e de relacioná-las com a própria vida é fundamental de se pensar, para que o aluno desenvolva uma capacidade crítica, interpretativa e transformadora da sua realidade. Essas análises tencionam enriquecer o diálogo em sala de aula e dinamizar o ensino.Palavras-chave: Ensino da História. Imagens. Representações.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BALDISSERA, J. A. Imagem e construção do conhecimento histórico. In PADRÓS, E. S.; BERGAMASCHI, M. A.; PEREIRA, N. M.; BARROSO, Vera; GEDOZ, Sirlei. (Org.). Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Evangraf, 2011.
BAUMAN, Z. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
CORAZZA, S. M. Na diversidade cultural: uma ‘docência artística’. Revista Pátio, ano V, nº 17, maio/julho/2001.
COSTA, M. V. Estudos Culturais e Educação. Um panorama. In: Silveira, Rosa Maria H. (Org.). Cultura, poder e educação: Um debate sobre Estudos Culturais em Educação. 2 ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2011.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GUIDO, Â. Pedro Weingärtner. Porto Alegre: Divisão de Cultura – Diretoria de Artes da Secretaria de Educação e Cultura, 1956.
HALL, S. Identidade Cultural na pós-modernidade. 11ed. Editora: Editora: Dp&a, 2006.
RAHDER, Maria Beatriz Furtado; CAUDURO, Flávio Vinicius Cauduro. Algumas características das imagens Contemporâneas. Revista Fronteiras: Estudos midiáticos, v.7, n. 3, p. 195-205, set./dez. 2005.
MEINERZ, C. B. Ensino da História: A relação pedagógica presente em nossas práticas. 203-211. In: PADRÓ, E. S.; BERGAMASCHI, M. A.; PEREIRA, N. M.; BARROSO, V.; GEDOZ, S. (Org.). Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Evangraf, 2011.
MORAIS, C. de S. O Kerb. In Jangada do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2013.
MOREIRA, A. F. B. Currículo e Estudos Culturais: tensões e desafios em torno das identidades. In: Silveira, Rosa Maria H. (Org.). Cultura, poder e educação: Um debate sobre Estudos Culturais em Educação. 2 ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2011.
POSSAMAI, Z. R. Fotografia, História e Vistas Urbanas História, São Paulo, n. 27, v.2, 2008. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=221014797012. Acesso em 12 mar. 2013.
SEFFNER, F. Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no território do ensino de História. 213 - 229. In PADRÓS, E. S.; BERGAMASCHI, M. A.; PEREIRA, N. M.; BARROSO, Vera; GEDOZ, Sirlei. (Org.). Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Evangraf, 2011.
SEFFNER, F. T. metodologia e ensino de História. In GUAZZELLI, C. A. B; PETERSEN, S. R. F.; SCHMIDT, B. B.; XAVIER, R. C. L. (Org.). Questões de Teoria e Metodologia da História. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2000.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In SILVA, T. T. da. (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. RJ: ed. Vozes, 2000.
BAUMAN, Z. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
CORAZZA, S. M. Na diversidade cultural: uma ‘docência artística’. Revista Pátio, ano V, nº 17, maio/julho/2001.
COSTA, M. V. Estudos Culturais e Educação. Um panorama. In: Silveira, Rosa Maria H. (Org.). Cultura, poder e educação: Um debate sobre Estudos Culturais em Educação. 2 ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2011.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GUIDO, Â. Pedro Weingärtner. Porto Alegre: Divisão de Cultura – Diretoria de Artes da Secretaria de Educação e Cultura, 1956.
HALL, S. Identidade Cultural na pós-modernidade. 11ed. Editora: Editora: Dp&a, 2006.
RAHDER, Maria Beatriz Furtado; CAUDURO, Flávio Vinicius Cauduro. Algumas características das imagens Contemporâneas. Revista Fronteiras: Estudos midiáticos, v.7, n. 3, p. 195-205, set./dez. 2005.
MEINERZ, C. B. Ensino da História: A relação pedagógica presente em nossas práticas. 203-211. In: PADRÓ, E. S.; BERGAMASCHI, M. A.; PEREIRA, N. M.; BARROSO, V.; GEDOZ, S. (Org.). Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Evangraf, 2011.
MORAIS, C. de S. O Kerb. In Jangada do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2013.
MOREIRA, A. F. B. Currículo e Estudos Culturais: tensões e desafios em torno das identidades. In: Silveira, Rosa Maria H. (Org.). Cultura, poder e educação: Um debate sobre Estudos Culturais em Educação. 2 ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2011.
POSSAMAI, Z. R. Fotografia, História e Vistas Urbanas História, São Paulo, n. 27, v.2, 2008. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=221014797012. Acesso em 12 mar. 2013.
SEFFNER, F. Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no território do ensino de História. 213 - 229. In PADRÓS, E. S.; BERGAMASCHI, M. A.; PEREIRA, N. M.; BARROSO, Vera; GEDOZ, Sirlei. (Org.). Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Evangraf, 2011.
SEFFNER, F. T. metodologia e ensino de História. In GUAZZELLI, C. A. B; PETERSEN, S. R. F.; SCHMIDT, B. B.; XAVIER, R. C. L. (Org.). Questões de Teoria e Metodologia da História. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2000.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In SILVA, T. T. da. (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. RJ: ed. Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
2013-09-26
Como Citar
Fochesatto, C. M. de. (2013). O uso de imagens no ensino da história: um exemplo com as pinturas de Pedro Weingärtner. História & Ensino, 19(2), 145–162. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p145
Edição
Seção
Artigos
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.