O uso de HQ para o ensino de conceitos históricos de segunda ordem

Autores

  • Brayan Lee Thompsom Ávila Universidade Estadual de Londrina
  • Anne Isabelle Vituri Berbert Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18nespp07

Palavras-chave:

Educação Histórica, Conceitos de segunda ordem> História em Quadrinhos docência. Aula- oficina.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da Aula-Oficina (BARCA, 2004) realizada pelo PIBID História da Universidade Estadual de Londrina, nos Colégios Gabriel Martins e Tsuru Guido e, cuja temática é a utilização de histórias em quadrinhos no ensino de conceitos históricos para alunos do 6º ano. No ensino fundamental conceitos como "representação" e "fonte histórica", considerados como conceitos de segunda ordem (LEE, 2001),  não são diretamente trabalhados com os alunos, esses vocábulos são empregados para explicar conceitos substantivos (como "império", "revolução", "república"), mas não são trabalhadas suas definições. Nossa proposta foi trabalhar alguns conceitos de segunda ordem diretamente, utilizando para isso as histórias em quadrinhos de Abert Uderzo e René Goscinny "Asterix e Obelix" e partindo das pesquisas de LANGER (2006) e NOGUEIRA (2009) a respeito do uso de HQs no ensino de conceitos históricos. A discussão entorno deste tema feita pelos autores supracitados sugere que o uso de historias em quadrinhos mantem a atenção das crianças por mais tempo que outras mídias - como filmes – sendo em nosso entendimento apropriado para o ensino de conceitos de segunda ordem, bem como serve para exemplificar como o contexto de produção de uma obra influência a forma como os autores abordam o conteúdo expostas pela mesma. Nossa Aula-Oficina incluiu um estudo exploratório e a elaboração por parte dos alunos de histórias em quadrinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brayan Lee Thompsom Ávila, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em História pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsistas do PIBID/CAPES

Anne Isabelle Vituri Berbert, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em História pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsistas do PIBID/CAPES

Referências

BARCA, I. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação. In. BARCA, I. Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED)/ Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004. p. 131–144.

BONIFÁCIO, S. F.; CERRI, L. F. O ensino da história e as histórias em quadrinhos: algumas considerações. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI- 090-TC.pdf. Acesso em 30 mar.2012

CALAZANS, F. M. A. História em quadrinhos na escola São Paulo: Paulus, 2004.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

ENTREVISTA com Roger Chartier. Pós-História, Assis, v. 7, p. 11-13, 1999.

FRONZA, M. O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no Ensino Médio, Curitiba, 2007. Disponível em http://www.lapeduh.ufpr.br/arquivos/2010-02-28-10-26- 25-dissertacao2007fronza.pdf. Acesso em: 8 abr.2012

KARNAL, L. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.

LANGER, J. A volta dos bárbaros: Asterix e os vikings no cinema e na HQ. Revista História, Imagem e Narrativas, ano 2, n. 3, set. 2006. Disponível em: http://www.historiaimagem.com.br/edicao3setembro2006/resenhaasterix.pdf. Acesso em: 15 fev.2012.

LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, Isabel (Org.). Perspectivas em Educação Histórica: Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: UMINHO, 2001. p. 15.

NOGUEIRA, N. A. S. Aprendendo história através das HQs: experiências e considerações. 25 fev. 2009. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/12794646/Aprendendo-Historia-atraves-das-HQs. Acesso em: 08 jun. 2012

OLIVEIRA, T. A. D.; SCHMIDT, M. A. M. S. Perspectivas de aprendizagem histórica: um estudo a partir de professores e sua relação com conceitos históricos de manuais didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA, 9.,2012. Anais Eletrônicos [...]. Disponível em: http://abeh.org/trabalhos/GT07/tcompletothiago.pdf. Acesso em: 8 jun. 2012

RAVIL, L. História e Paródia em Asterix, 2012. Disponível em http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2011/01/historia-e-parodiaem-asterix.html. Acesso em: 11 maio 2012

SIQUEIRA, A. L. O ensino de conceitos históricos a partir dos HQs de “Hagar, o Horrível”. Revista Eletrónica do Laboratório de Ensino e Pesquisa do Curso de História, Curitiba-PR, Jan. 2011. Disponível em: http://www.utp.br/lep/N2/artigos/o_ensino.pdf. Acesso em: 30 mar. 2012.

Downloads

Publicado

2012-10-21

Como Citar

Ávila, B. L. T., & Berbert, A. I. V. (2012). O uso de HQ para o ensino de conceitos históricos de segunda ordem. História & Ensino, 18(esp), 07–30. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18nespp07