07 de setembro em Mandaguaçu (PR): a construção de um novo conceito de festa da pátria
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p103Palavras-chave:
Festa cívica, Desfile de 7 de setembro, Mandaguaçu.Resumo
Em 1997, o poder público municipal de Mandaguaçu (PR) resolveu implementar um projeto de "reinvenção" do desfile de 7 de setembro. O presente artigo analisa em que medida houve rupturas e conservadorismo nessa solenidade da festa da pátria, no que se refere ao tratamento de temas históricos e à estrutura do próprio desfile.
Downloads
Referências
DA MATTA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
FONSECA, Selva. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1995.
FURET, F. A oficina da história. Lisboa: Gradiva, 1986.
NADAI, E. O ensino de história e a pedagogia do cidadão. In: PINSKY, J. (org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
OMURO, S. T. Os desfiles e o ensino de história. in: BITTENCOURT, C. (org). 11 encontro Perspectivas do ensino de história. São Paulo: FEUSP, 1996.
PINSKY, J. Nação e ensino de história no Brasil. In: PINSKY, J.(org). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
SEED-PR- Currículo Básico para a escola pública do Paraná. Curitiba: Imprensa oficial, 1990.
VESENTINI, Carlos A. Escola e o livro didático de história. in: SILVA, Marco A. (org). Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.