Cinema e aprendizagem em história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p25Palavras-chave:
Cinema, Imagem, Ensino de história, Formação de professores.Resumo
O artigo aponta as dificuldades surgidas na utilização do cinema em sala de aula no ensino de história, desde a "especificidade da fonte" até a ausência de formação dos professores, e sugere caminhos possíveis para o trabalho com a imagem.
Downloads
Referências
CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Org. Domínios da História: ensaios de teoria e e metodologia. Rio de Janeiro, Campus,1997.
JACQUINOT, G. Apprendre des images: du réel "reproduit" au réel "calculé" In: Didactiques Del'Histoire, De La Geográphie, Des Ciences Sociales: Documents: des moyens pour quelles fins? Paris, INRP, 1992. p.71-80
POIRIER, B. Texte filmique et aprentissage en Histoire: le Rebelle, le chagrin e lapitié: réception et traitement par des éleves de Premiere et Troisieme. Paris, INRP, 1993.
POIRIER, B. Document filmique et aprentissage en histoire: enquête sur les repl'ésentations et les pratiques des professeurs des Iycées et des colleges. Paris, INRP, 1995.
POIRIER, B.; SULTAN, J. Faire/voir et savoir: connaissance de I'image image et connaissance. Paris, INRP, 1992.
SALlBA, E. T. A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica. In: Coletânea Lições Com Cinema, São Paulo, FDE, 1993. P. 87-108
FERRO, M. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: HISTÓRIA: novos objetos, Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976. p. 199-215.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.