Tempo histórico e cronologia: o conhecido e o ensinado por professoras dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p85Palavras-chave:
Ensino de história, Formação de professores, Tempo histórico, Cronologia.Resumo
Expressando a pluralidade do tempo histórico o contexto sociocultural de sua construção e sendo a cronologia também representativa de seu tempo e espaço, intentamos neste estudo, o reconhecimento de pressupostos de mudanças recentes na historiografia, especificamente na cronologia, em discursos e ações pedagógicas de quatro (4) professoras da quarta (4ª) série do ensino fundamental. As alternativas buscadas pelas professoras para este ensino foram analisadas, tendo em vista a repercussão da formação docente sobre estas opções e explicações para o ensino de História. Tendo como referencial os pressupostos teóricos advindos do movimento dos "Les Annales", a pesquisa foi realizada por meio de duas entrevistas semidiretivas, observação do espaço escolar e das aulas das professoras, além da coleta e análise de livros didáticos, cadernos dos alunos, currículo escolar e programas de disciplinas do curso superior de História. Figuram dentre os referenciais teóricos utilizados para este estudo as contribuições de Piaget, Vygotsky, M. Bloch, L. Febvre, Furet, Certeau, Le Goff, Nora, Rüsen e Kosseleck.
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