“Ela só quer, só pensa em namorar”: considerações iniciais de pesquisa sobre a produção de corpos femininos na revista Capricho
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p361Palavras-chave:
Revista Capricho, Adolescência feminina, Cultura midiáticaResumo
As reflexões aqui expostas são parte de uma investigação sobre a Revista Capricho e o sua produção discursiva de corpos femininos. O nosso objetivo é analisar as práticas discursivas pelas quais a Capricho, constrói um padrão de corpo feminino e adolescente, adquirido pela leitora mediante prática de consumo. Sendo um produto da cultura midiática, ela veicula padrões de consumo determinados, uma vez que a mídia é um lugar de poder onde circulam valores e visões de mundo.
Downloads
Referências
CÉSAR, M. R. A. A constituição da adolescência como um “problema” In: CESAR, M. R. A. A invenção da adolescência no discurso psicopedagógico. São Paulo: UNESP, 2008.
FISCHER, R. M. B. Adolescência em discurso: mídia e produção de subjetividades – Porto Alegre: UFRGS / FACED, 1996. Tese (Doutorado) Universidade Federal do rio Grande do Sul. Faculdade de Educação.
FISCHER, R. M. B. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 02, p. 371-389, jul./dez. 2003.
FISCHER, R. M. B. Identidade, cultura e mídia: a complexidade de novas questões educacionais na contemporaneidade. In SILVA, L. H. da. Século XXI: Qual Conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
MAFFESOLI, M. Saturação. Trad. Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2010.
MIRA, M. C. O leitor e a banca de revistas. A segmentação da cultura no século XX. São Paulo, Olho D’Água/Fapesp. 2003.
LARROSA, J. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, T.T. (Org.). O sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
LIPOVETSKY, G. A era do vazio. Ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Trad. Therezinha Monteiro Deutsch. Barueri, SP: Manole, 2005.
MOREIRA, A. da S. Cultura midiática e educação infantil. Educação & Sociedade, Campinas v. 24, n. 85, p. 1203-1235, dez. 2003.
RAMOS, M. E. T. O ensino de história na revista Nova Escola (1986-2002): cultura midiática, currículo e ação docente /Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba, 2009.
ROCHA, E.; PEREIRA, Cl. Juventude e consumo. Um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea. Rio de Janeiro, Mauad X, 2009.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.