Interview With Portuguese Deaf Writer Marta Morgado

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p380-389

Keywords:

Marta Morgado; Deaf Literature; Portuguese Deaf Gestural Literature; Literature in LGP.

Abstract

Marta Morgado, Deaf writer, was born in Lisbon, Portugal. She is a multifaceted personality who plays a crucial role in the Deaf community in the country.. Morgado has a degree in Early Childhood Education from Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, and has the equivalence of the Portuguese Sign Language Trainers Training Course granted by the Portuguese Association of the Deaf. Furthermore, the writer has a PhD in linguistics from Leiden University (2024), a master's degree in Deaf Education and Portuguese Sign Language (LGP), obtaining the title from Universidade Católica Portuguesa (2008). She also completed a specialization course in Portuguese Sign Language (LGP) and Deafness at the Faculty of Arts of the Universidade de Lisboa. With a career in the field of Education, Marta has taught at Jacob Rodrigues Pereira at Casa Pia, in Lisbon since 1997. In addition, she worked as coordinator of the LGP sub-department at the same CED Jacob Rodrigues Pereira at Casa Pia in Lisbon. She made significant contributions to the design of multimedia materials, such as My first gestures (2012) and the 1st-cycle manuals for the Portuguese Sign Language subject A Turma do Dinis (2015). She also published the notebook on Sign Language Literature (2011) and Deaf Studies (2012). Currently, Marta has been involved as an investigator in the Research Project on the Longitudinal Acquisition of Portuguese Sign Language, funded by the Foundation for Science and Technology.

Author Biographies

Marta Morgado

Escritora Surda. Doutora em linguística. Portugal/PT.

Bruno Lutianny Fagundes Monção, UNIMONTES

Doutorando em Estudos Literários pela UFU; Mestre em Estudos Literários pela UNIMONTES; Mestre em Educação: Educação Especial pela UFP/PT. Graduado em Letras/Libras - UFPB, graduado em Educação Física pela FAVENORTE, graduado em Pedagogia pela EDUCAMAIS; Bacharel em Educação Física pela UNIASSELVI; Bacharel em Letras Libras pela UNIASSELVI. É especialista em Educação a distância: Gestão e Tutoria pela UNIASSELVI, LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais com ênfase em tradução e interpretação, pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e em LIBRAS, pela FAVENORTE; especialista em Docência do Ensino Superior e em Planejamento Escolar pela SOEBRAS / ISEJAN e em Personal Training com ênfase em musculação pela SOEBRAS. Integrante do Grupo de Pesquisa Teolinda Gersão GPTG, do Grupo do Grupo de Estudo discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica GEDS-EPT e membro do Grupo Leitura no museu. Atualmente, é Professor de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Marcio Jean Fialho de Sousa, UNIMONTES

Professor da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, membro permanente do PPGL - Estudos Literários, Coordenador do Grupo de Pesquisa Teolinda Gersão (PPGL-UNIMONTES) e do Grupo de Leitura no Museu (MRNM/PPGL-UNIMONTES). Membro Pesquisador do Grupo Eça-USP / CNPq , do GT Literatura Portuguesa da ANPOLL e sócio fundador da Associação Amigos do Museu - MRNM-UNIMONTES. Membro da Equipe Técnica, como Coordenador Pedagógico Adjunto, do PNLD 2021, responsável pelas Obras Literárias em Língua inglesa. Em 2017, concluiu Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e, em 2019, concluiu Pós-doutoramento em Estudos Literários pela UNIMONTES. Doutor e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo ? USP. Possui Especialização em Teologia, pelo Centro Universitário Assunção - UniFAI-SP, e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista ? UNESP. Atuou como professor universitário em diversas IES do Estado de São Paulo. Trabalhou com formação de professores pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tendo sido também um dos responsáveis pela implantação do Projeto Early Bird de Ensino de Inglês nas séries iniciais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando, principalmente, com: Literaturas de Língua Portuguesa e Literaturas Marginais; Eça de Queirós e Teolinda Gersão.

References

BARBOSA, M. O. L. LGBTQIA+. Brasil Escola, s.d. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/lgbtqia.htm. Acesso em: 13 maio 2024.

CORREIA, I. S. Línguas e Linguagens: Língua Gestual Portuguesa e Português. Exedra: Revista Científica, Número temático – Educação Especial: contributos para a intervenção, 2015.

KARNOPP, L. B. “Produções Culturais de Surdos: análise da literatura surda”. In: Cadernos de Educação. Pelotas: FaE/PPGE/UFPel, 2010.p. 155-174.

MORGADO M.; MARTINI, M. A turma do Dinis. 1ª ed. Lisboa: Casa Pia de Lisboa, 2015.

MORGADO, M. Estudos Surdos II. Lisboa – PT: Universidade Católica Editora, 2012.

MORGADO, M. Literatura das línguas gestuais. Lisboa – PT: Universidade Católica Editora, 2011.

MORGADO, M. Luanda, Lua. Lisboa – PT: Surd’Universo, 2012.

MORGADO, M. Mamadu, o herói surdo. Lisboa – PT: Surd’Universo, 2007.

MORGADO, M. Os meus primeiros gestos, Surd’Universo/CED Jacob Rodrigues Pereira – Casa Pia de Lisboa, 2010.

MORGADO, M. Sou Asas. Lisboa – PT: Surd’Universo, 2009.

RAMOS, M. I. A. Famílias arco-íris: impacto da percepção da

satisfação conjugal e do suporte social na percepção do papel parental. Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia. Universidade de Lisboa/PT. 2014. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/18428/1/ulfpie047276_tm.pdf. Acesso em: 13 maio 2024.

SACKS, O. Vendo Vozes: Uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução Laura

T. Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. SÁNCHEZ, Carlos. La increíble y triste historia de la sordera. Caracas: Ceprosord, 1999.

Published

2024-06-30

How to Cite

MORGADO, Marta; MONÇÃO, Bruno Lutianny Fagundes; SOUSA, Marcio Jean Fialho de. Interview With Portuguese Deaf Writer Marta Morgado. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 380–389, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p380-389. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50339. Acesso em: 2 jul. 2024.

Issue

Section

Entrevistas

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.