Porosidades claricianas: intertextualidade e interdiscurso no filme “O livro dos prazeres”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n4p45-67

Palavras-chave:

intertextualidade, interdiscurso, cinema, Clarice Lispector

Resumo

A adaptação de uma obra literária para o cinema não se refere apenas à transposição dos elementos do texto escrito para a linguagem fílmica, mas pode dialogar com inscrições anteriores, indiciando um movimento intertextual. É o que ocorre com a obra de Clarice Lispector em uma de suas adaptações para o cinema. A partir da análise do discurso pecheutiana, o objetivo deste estudo é investigar os movimentos intertextuais e interdiscursivos no filme “O livro dos prazeres”, dirigido por Marcela Lordy, em 2020, livre adaptação da obra de Lispector, “Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres”, publicada originalmente em 1969. Assim, o conceito de interdiscurso possibilita uma compreensão desse processo para além da presença de um texto em outro, como apreendido pela intertextualidade. O fio interdiscursivo, no filme, possibilita a recuperação de uma memória discursiva que permite a essa adaptação fazer sentido, ampliando as possibilidades interpretativas para além do tradicional sentido de adaptação da literatura para o cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo (USP). Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

Professora Associada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Referências

BORELLI, O. Clarice Lispector: esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1981.

FISCHER, R. M. B. A análise do discurso: para além de palavras e coisas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 18-37, 1995.

GENETTE, G. Palimpsestos, a literatura de segunda mão. Trad. L. Guimarães

e M. A. R. Coutinho. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2006.

GOTLIB, N. B. Clarice: uma vida que se conta. 6. ed. rev. amp. São Paulo: EDUSP, 2009.

A HORA da estrela. Direção de Suzana Amaral e Alfredo Oroz. São Paulo. Produtora Rais Filmes. [S. l.]: Embrafilme, 1985. 1 filme. Disponível em: https://www.you-tube.com/watch?v=MBxAMJvSip0. Acesso em: 4 abr. 2023.

LAMPOGLIA, F.; ROMÃO, L. M. S. Na cela: considerações sobre sentidos inscritos em cartuns de Angeli. Galáxia, São Paulo, n. 19, p. 252-262, jul. 2010.

LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998a.

LISPECTOR, C. O mistério do coelho pensante e outros contos. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010.

LISPECTOR, C. A paixão segundo G. H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

LISPECTOR, C. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998b.

O LIVRO dos prazeres. Direção: Marcela Lordy. Produção: República Pureza Filmes, Rizoma Films, bigBonsai. Intérpretes: Simone Spoladore, Javier Drolas. Música: Edson Secco. [S. l.]: Vitrine filmes, 2020. 1 filme.

MANZO, L. Era uma vez – eu: a não ficção na obra de Clarice Lispector. Curitiba: Secretaria do Estado da Cultura: Xerox do Brasil, 2001.

MONTERO, T. À procura da própria coisa: uma biografia de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Rocco, 2021.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes Editores, 2005.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. (org.). Papel da memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999. p. 11-17.

POSSENTI, S. Enunciação, autoria e estilo. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 15, p. 15-21, 2001.

SANTIAGO, S. B. In: SANTIAGO, S. 35 ensaios de Silviano Santiago: seleção e introdução de Ítalo Moriconi. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 261-288.

SCORSOLINI-COMIN, F. A autora e os bichos: a vida íntima de Ulisses. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 28, p. 1-16, 2023. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.50440 DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.50440

SCORSOLINI-COMIN, F.; PACÍFICO, S. M. R. Etnografar Clarice: por uma didática do olhar, do ouvir, do escrever e do sentir. Desenredo, Passo Fundo, v. 18, n. 1, p. 43-61, 2022. http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v18i1.13038 DOI: https://doi.org/10.5335/rdes.v18i1.13038

SCORSOLINI-COMIN, F.; RODRIGUES, L. I.; PACÍFICO, S. M. R. Aumentando as views de Clarice Lispector: intertextualidade, interdiscurso e efeito-leitor em “Sonzers” e “Lispectors”. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 11, n. 22, p. 484-506, 2022. https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.484-506 DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.484-506

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; PACÍFICO, Soraya Maria Romano. Porosidades claricianas: intertextualidade e interdiscurso no filme “O livro dos prazeres”. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 4, p. 45–67, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n4p45-67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48286. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)