Ensino de Português como Língua de Acolhimento para crianças: uma proposta de sequência didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p45-62

Palavras-chave:

PLAc, Migração, Sequência didática

Resumo

O presente trabalho apresenta parte da pesquisa do projeto de extensão Português como Língua de Acolhimento para Crianças (PLAc) em contexto escolar. Um dos objetivos do projeto é produzir materiais didáticos que contribuam com o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para as crianças migrantes e refugiadas das escolas municipais da região de Foz do Iguaçu-PR. Sendo uma região fronteiriça, o número de crianças migrantes e refugiadas vem crescendo a cada ano, e as propostas do PLAc são, geralmente, destinadas aos adultos, pois se tem como pressuposto que as crianças aprendem mais fácil, já que estão inseridas nas escolas e imersas no idioma. O problema é a forma que isso é feito e a visão de língua na qual essas crianças estão imersas, sendo assim, nosso projeto foca em como podemos trabalhar essa questão de forma mais adequada. Para tanto, nos baseamos nos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004) e Costa-Hübes e Baumgärter (2009) para a produção de uma sequência didática (SD) para o ensino de PLAc, visando o acolhimento adequado para os alunos migrantes da região supracitada.

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Biografia do Autor

Laura Janaina Dias Amato, UNILA

Doutora em Letras pela UFPR. Realizou estágio de pós-doutorado na UNIOESTE- campus Cascavel. Docente da área de Letras e Linguística e do PPG-IELA na UNILA. Tem interesses nas áreas de letramento crítico e ensino de línguas; currículo e transculturalidade; educação fronteiriça e migração; práxis pós-estruturalista, pós-colonial e decolonial, vinculada a noções de discurso e representação.

Jorgiane Norberto Dias de Oliveira, UNILA

Graduanda em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Atualmente envolvida com projetos relacionados a línguas e acolhimento linguístico, direitos linguísticos e cultura na fronteira. Voluntária no projeto de extensão PLAc inho - ensino e aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento para crianças.

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

AMATO, L. J. D.; OLIVEIRA, J. N. D. de. Ensino de Português como Língua de Acolhimento para crianças: uma proposta de sequência didática. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 45–62, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p45-62. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47803. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos