Ensino de Português como Língua de Acolhimento para crianças: uma proposta de sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p45-62Palavras-chave:
PLAc, Migração, Sequência didáticaResumo
O presente trabalho apresenta parte da pesquisa do projeto de extensão Português como Língua de Acolhimento para Crianças (PLAc) em contexto escolar. Um dos objetivos do projeto é produzir materiais didáticos que contribuam com o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para as crianças migrantes e refugiadas das escolas municipais da região de Foz do Iguaçu-PR. Sendo uma região fronteiriça, o número de crianças migrantes e refugiadas vem crescendo a cada ano, e as propostas do PLAc são, geralmente, destinadas aos adultos, pois se tem como pressuposto que as crianças aprendem mais fácil, já que estão inseridas nas escolas e imersas no idioma. O problema é a forma que isso é feito e a visão de língua na qual essas crianças estão imersas, sendo assim, nosso projeto foca em como podemos trabalhar essa questão de forma mais adequada. Para tanto, nos baseamos nos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004) e Costa-Hübes e Baumgärter (2009) para a produção de uma sequência didática (SD) para o ensino de PLAc, visando o acolhimento adequado para os alunos migrantes da região supracitada.
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