Desenvolvimento metalinguístico na leitura de narrativas: identificando informações centrais e auxiliares através da pista linguística 'cinese'

Autores

  • Natália do Nascimento Ferreira UFRJ
  • Adriana Leitão Martins UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p67-89

Palavras-chave:

Narrativa., Desenvolvimento metalinguístico; Figura e fundo

Resumo

Neste artigo, adotam-se como referencial teórico as concepções de metalinguagem, entendida como atividades de avaliação e monitoramento de processos cognitivos envolvidos nas práticas da linguagem (GERHARDT, 2017), e de planos discursivos da narrativa, entendidos como aqueles que contêm informações centrais – figura – e auxiliares – fundo (HOPPER; THOMPSON, 1980). Tem-se como objetivo geral apresentar uma intervenção pedagógica que busque potencializar o agenciamento dos alunos sobre o texto narrativo escrito. Especificamente, buscou-se desenvolver intervenção pedagógica voltada para o desenvolvimento metalinguístico no que tange ao monitoramento do processamento cognitivo na leitura de narrativas, de modo a ampliar o domínio dos alunos em relação à composição desse tipo textual. Para tanto, no material didático proposto, sistematizou-se o ensino de uma pista linguística oferecida pelas sentenças das narrativas, a cinese, relacionada à diferenciação entre verbos de ação e de não-ação. Pela manipulação dessa pista linguística, espera-se que os alunos controlem autonomamente a diferenciação entre informações centrais e auxiliares das narrativas. O material didático é apresentado junto a encaminhamentos aos professores ou sugestões de respostas nas questões e é seguido de discussão crítica acerca da intervenção proposta. Discutiu-se que o material proposto é uma maneira de contribuir com o potencial leitor dos alunos do tipo textual narrativo.

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

DO NASCIMENTO FERREIRA, Natália; LEITÃO MARTINS, Adriana. Desenvolvimento metalinguístico na leitura de narrativas: identificando informações centrais e auxiliares através da pista linguística ’cinese’. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 3, p. 67–89, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n3p67-89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46667. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigo para volume atemático