Pós-doutorado e o cenário dos resultados na carreira docente: uma análise da área de psicologia

Autores

  • Marcello Vinicius Dória Calvosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p201

Palavras-chave:

psicologia, pós-doutorado, qualificação dpocente, carreira

Resumo

O artigo buscou investigar o pós-doutorado na área de Psicologia e responder as seguintes questões: O pós-doutorado influencia ou não na carreira docente no sentido dos seus outputs? O pós-doutorado na área da Psicologia produz efeitos tais como nas demais áreas? Com amostra constituída por 350 docentes da área e que integraram o quadro permanente da pós-graduação stricto sensu, foram analisados os seguintes aspectos: Trajetória de formação; tempo de carreira; realização ou não de pós-doutorado; nota do programa de pós-graduação; produção de artigos e participação em comitê editorial de periódicos estrato ‘A’. Principais resultados: Para os recém-doutores a realização de pós-doutorado não afeta a produção científica, mas influencia nas chances de participar de comitê editorial de um periódico internacional; e, os outputs do pós-doutorado no geral são mais expressivos para os doutores seniores para os quais o estágio pósdoutoral mostrou ser um fator diferenciador das suas médias de produção científica.

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Biografia do Autor

Marcello Vinicius Dória Calvosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutor em Ciências Administrativas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da UFRRJ.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Calvosa, M. V. D. (2020). Pós-doutorado e o cenário dos resultados na carreira docente: uma análise da área de psicologia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 11(1), 201–223. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p201

Edição

Seção

Artigos Originais