Avaliação de monitoramento metacognitivo a partir do julgamento de desempenho em adultos em processo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p139

Palavras-chave:

Alfabetização, Medidas, Metacognição, Testes psicológicos

Resumo

A metacognição, a capacidade do indivíduo em autorregular seus processos cognitivos, engloba o monitoramento metacognitivo, pelo qual o sujeito acompanha e avalia seu desempenho cognitivo. O presente estudo teve como finalidade investigar o monitoramento metacognitivo de adultos em processo de alfabetização por meio do julgamento de desempenho em tarefas cognitivas, assim como observar possíveis correlações entre desempenho real e estimado dos participantes. Participaram do estudo 15 adultos de um programa de alfabetização, de ambos os gêneros e com idades entre 20 e 74 anos. Os materiais aplicados foram: Entrevista Inicial; Teste R-1 e subtestes Código, Procurar Símbolos e Dígitos do WAIS III; Registro de Julgamentos de 0 a 10 e Registro de Julgamento a partir de um objeto de medida. Resultados indicaram correlação significativa entre os escores brutos de desempenho real dos subtestes Códigos, Procurar Símbolos e Dígitos com seus julgamentos de desempenho a partir de um objeto de medida.

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Biografia do Autor

Márcia Akemi Fujie, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. 

Patrícia Waltz Schelini, Universidade Federal de São Carlos

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e pós-doutora pela Universidade do Minho. Professora  da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

Fujie, M. A., & Schelini, P. W. (2019). Avaliação de monitoramento metacognitivo a partir do julgamento de desempenho em adultos em processo de alfabetização. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(3), 139–159. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p139

Edição

Seção

Artigos Originais