Brissac e suas reflexões sobre a teoria das "passagens" nas Artes visuais contemporâneas

Autores

  • Paulo Alves Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p111

Palavras-chave:

Passagem, Representação, Imagens, Cinema, Vídeo, Fotografia, Pintura, Barroco

Resumo

A reflexão de Nelson Brissac Peixoto sobre o conceito de "passagem" enquadra temas do campo das imagens (cinema, fotografia, vídeo e pintura) para aferir suas formas de inserção na construção das representações no espaço urbano da modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Alves, Universidade Estadual de Londrina

Professor associado à Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BENJAMIM, W. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1990. v.3.

KOTE, F.R. Walter Benjamim: Antologia. São Paulo: Ática, 1985.

BARTHES, R. A Câmara Clara: Notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DELEUZE, G. Imagem: movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PEIXOTO, N.B. Passagem da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 1999. p. 237-252.

Downloads

Publicado

2008-11-01

Como Citar

Alves, P. (2008). Brissac e suas reflexões sobre a teoria das "passagens" nas Artes visuais contemporâneas. Domínios Da Imagem, 2(3), 111–118. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p111

Edição

Seção

Artigos gerais