Brissac e suas reflexões sobre a teoria das "passagens" nas Artes visuais contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p111Palavras-chave:
Passagem, Representação, Imagens, Cinema, Vídeo, Fotografia, Pintura, BarrocoResumo
A reflexão de Nelson Brissac Peixoto sobre o conceito de "passagem" enquadra temas do campo das imagens (cinema, fotografia, vídeo e pintura) para aferir suas formas de inserção na construção das representações no espaço urbano da modernidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BENJAMIM, W. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1990. v.3.
KOTE, F.R. Walter Benjamim: Antologia. São Paulo: Ática, 1985.
BARTHES, R. A Câmara Clara: Notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
DELEUZE, G. Imagem: movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PEIXOTO, N.B. Passagem da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 1999. p. 237-252.
KOTE, F.R. Walter Benjamim: Antologia. São Paulo: Ática, 1985.
BARTHES, R. A Câmara Clara: Notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
DELEUZE, G. Imagem: movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PEIXOTO, N.B. Passagem da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 1999. p. 237-252.