Edição Atual

v. 17 n. 32 (2023): Artigos Livres
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No volume 17 do ano de 2023, a Revista Domínios da Imagem apresenta dois números compostos por artigos livres. O presente número se trata da primeira publicação, contando com artigos de temática livre que dialogam com questões do mundo das imagens. São oito artigos que manifestam diferente domínios dos estudos imagéticos, passando pela fotografia, gravura, cinema, jornalismo, cultura pop, consumo, entre outros. 

Desejamos a todos uma ótima leitura.

Publicado: 2024-03-27

Apresentação

Artigos gerais

  • A Economia das imagens uma análise do lugar das imagens no capitalismo e os efeitos de sua dinâmica nos sujeitos

    Micael Arruda Correia
    7-37
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p7
  • A representação imagética da mulher nos cartazes da guerra civil espanhola Perspectivas desde o multiculturalismo crítico

    Paulo Celso Silva, Thífani Postali Jacinto
    38-71
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p38
  • O Pantera Negra - Primeiro super-herói negro e as relações de raça e identidade

    Gelson Weschenfelder, Eronildo Januário da Silva, George André Pereira de Souza, Fabio Paiva
    72-100
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p72
  • Histórias em quadrinhos não ficcionais e jornalismo como território do imaginário

    Marcus Dickson Correa, Ivan Carlo Oliveira
    101-133
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p101
  • VEJA e o leste europeu: o colapso do bloco soviético (1989-1992)

    Sabrina Rodrigues Marques
    134-162
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p134
  • El botón de Nácar: a cinematografia e a memória da água

    Rogério Luiz Silva de Oliveira
    163-208
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p163
  • A trajetória do Foto Tanko em Santo Antônio da Platina (1942-2004): ações iniciais para um futuro processo curatorial

    Ruhama Sabião, Patrícia Camera
    209-243
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p209
  • Entre a reprodução e a expressão notas por uma história da gravura como arte e imagem (séculos XVI-XXI)

    Priscilla Perrud Silva
    244-267
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p244
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CHAMADA ABERTA - Dossiê História das Imagens e as construções de gênero.

Edição de jun. 2024 v.18 n. 34 

PRAZO: 26 DE ABRIL DE 2024

Organização:

Profª Drª Maria Cristina Correia Leandro Pereira (USP)

Me. Matheus Silva Dallaqua (USP)

Os estudos de gênero têm recebido, desde suas primeiras formulações no século XX, atenção crescente nos espaços acadêmicos das diversas áreas das ciências humanas. Há um cuidado cada vez maior em priorizar objetos e realizar análises que levem em conta questões de classe, raça, geração, assim como gênero e sexualidade. No caso da história, fontes das mais variadas tipologias, sejam elas visuais ou textuais, passam a ser analisadas sob esses novos olhares e novas preocupações – afinal, como alertava Lucien Febvre, a história é “filha de seu tempo”.

Joan Scott argumenta que o gênero é uma construção social e ficcional mantida por meio de práticas discursivas e de poder, que fundamenta as relações sociais com base nas diferenças entre os sexos (2019). Isto é, o gênero desempenha um papel crucial em diversas interações humanas, oferecendo uma maneira de decodificar significados e compreender as intrincadas conexões entre elas. A análise de materiais visuais possibilita, assim, ampliar o conhecimento acadêmico sobre as relações entre gênero, corpo e poder, oferecendo interpretações singulares das relações sociais e culturais em determinados contextos históricos.

Simultaneamente, no contexto historiográfico, as imagens deixaram de ser compreendidas meramente como ilustrações, passando a ser tratadas com renovado interesse nas pesquisas científicas. Alçadas à condição de novos objetos de estudo, as imagens revelaram-se potentes para compreender as sociedades humanas em suas produções e representações. Compreendendo-as como representações visuais do sistema sexo/gênero, convidamos pesquisadoras e pesquisadores a submeterem trabalhos que busquem explorar o papel das imagens na formação e expressão dos gêneros ao longo da história, investigando suas complexas e dinâmicas relações. Afinal, conforme defendido por Teresa de Lauretis,

o sistema sexo-gênero, enfim, é tanto construção sociocultural quanto aparato
semiótico, um sistema de representação que atribui significado (identidade,
valor, prestígio, posição de parentesco, status dentro da hierarquia social etc.)
a indivíduos inseridos na sociedade. (2009, p. 126).

Buscamos, assim, estudos que analisem criticamente as representações visuais do gênero, da feminilidade, da masculinidade, e também daquelas identidades que “não são nem senhoras, nem senhores”, para citar Paul Beatriz Preciado (2022, p. 110), em diferentes contextos temporais e midiáticos. Este dossiê temático visa, portanto, a estabelecer conexões multidisciplinares que enriqueçam e aprofundem nosso entendimento sobre as relações entre a história das imagens e as construções de gênero.

Confira as regras de submissão em nosso site.