Entre a reprodução e a expressão

notas por uma história da gravura como arte e imagem (séculos XVI-XXI)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p244

Resumen

O presente artigo busca apresentar e discutir um breve balanço historiográfico sobre a gravura, desde seu surgimento como técnica de impressão no Ocidente a partir do século XVI, até a inserção das tecnologias digitais no âmbito das chamadas artes gráficas nos séculos XX e XXI. No contexto brasileiro, o artigo apresenta as discussões existentes sobre a trajetória histórica e artística da gravura entre os séculos XIX e XX, relacionadas à questão da imprensa, dos impressos e da gravura de arte. Assim, o texto aborda o tema a partir de suas definições, história e historiografia, em que procura apontar e problematizar a compreensão da gravura tanto como técnica de produção, impressão, reprodução e difusão de imagens, quanto como meio expressivo condicionado às convenções dos mundos da arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscilla Perrud Silva, Universidade Federal Fluminense/Doutora em História Social pelo PPGH-UFF

Graduada em História (Licenciatura, Bolsista FAADCT/PR-Iniciação Científica 2010-2011) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012), Pós-Graduada (Especialização) em Patrimônio e História pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2014), Mestre (Bolsista CAPES-Demanda Social 2014/2016) em História Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016) e atualmente Doutoranda (Bolsista CAPES-Apoio Social/Programa de Excelência Acadêmica 2017-2020) em História Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017). Tem experiência em pesquisa e em ensino na área de História, com ênfase em História da Arte, Cultura Visual e Patrimônio Cultural. Entre 2011 e 2012 foi monitora do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História da Universidade Estadual de Londrina (LEDI-UEL).

Publicado

2023-06-01

Cómo citar

Perrud Silva, P. . (2023). Entre a reprodução e a expressão: notas por uma história da gravura como arte e imagem (séculos XVI-XXI). Domínios Da Imagem, 17(32), 244–267. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p244

Número

Sección

Artigos gerais