Entre a reprodução e a expressão
notas por uma história da gravura como arte e imagem (séculos XVI-XXI)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p244Resumen
O presente artigo busca apresentar e discutir um breve balanço historiográfico sobre a gravura, desde seu surgimento como técnica de impressão no Ocidente a partir do século XVI, até a inserção das tecnologias digitais no âmbito das chamadas artes gráficas nos séculos XX e XXI. No contexto brasileiro, o artigo apresenta as discussões existentes sobre a trajetória histórica e artística da gravura entre os séculos XIX e XX, relacionadas à questão da imprensa, dos impressos e da gravura de arte. Assim, o texto aborda o tema a partir de suas definições, história e historiografia, em que procura apontar e problematizar a compreensão da gravura tanto como técnica de produção, impressão, reprodução e difusão de imagens, quanto como meio expressivo condicionado às convenções dos mundos da arte.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Priscilla Perrud SilvaDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.