Valiant Hearts - The Great War (2014): estatutos, possibilidades metodológicas e narrativa histórica nas representações interativas do game da Ubisoft Montpellier
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p31Palabras clave:
Valiant Hearts, Ubisoft, Games, História, Representações interativasResumen
Este artigo tem como proposição central a abordagem dos games como fontes para a realização de pesquisa histórica, tendo como meio de análise o jogo Valiant Hearts - The Great War, produzido pela empresa francesa Ubisoft Montpellier, lançado no ano de 2014, data de rememoração do centenário do início da Primeira Guerra Mundial. O artigo está dividido em três partes: a primeira apresenta algumas questões mais gerais e de bibliografia acerca do estatuto dos games; a segunda constitui uma breve indicação a respeito de possibilidades metodológicas para o desenvolvimento de pesquisa histórica com os games; e a terceira, os resultados obtidos da análise do gameValiant Hearts, desenvolvida a partir de um estudo monográfico, utilizando-se de algumas imagens retiradas da experiência de jogo em tela para compreender aspectos da interação com o game, bem como uma análise de como a História é abordada pelo game. Parte da análise está sendo aprofundada no âmbito da pesquisa de pós-graduação em História. Defende-se a valorização dos games enquanto produto cultural que resulta e atende anseios de uma pedagogia histórica interativa, que compete com o discurso histórico escrito tendo em seu potencial a força comunicativa das mídias visual e interativa.
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