Memes de discussão pública: o mito da conspiração comunista no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p397Palabras clave:
Memes imagéticos, Discussão pública, Mito, ComunismoResumen
Com a internet e os sites de rede social, novos recursos passaram a ser utilizados para reatualizar a ideia de um suposto complô comunista no imaginário de parte da população. A fim de investigar esse fenômeno, neste artigo, analisamos memes imagéticos de discussão pública coletados na página O Retrógrado, do Facebook, situada à direita no espectro político. A partir do percurso teórico-analítico - o qual culmina na análise de conteúdo híbrida, com aspectos quantitativos e qualitativos - demonstramos que a ideia do mito de uma conspiração comunista em curso no Brasil ganhou proeminência quando as ações do governo petista passaram a ser interpretadas a partir da lógica do comunismo. Nesse contexto, após Junho de 2013, a nova direita brasileira instrumentalizou, com eficácia, as mídias sociais, ancorando-se no anticomunismo para conquistar adeptos e alçar Jair Bolsonaro à presidência, em 2018.Descargas
Citas
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004.
BELTING, Hans. Antropología de la imagen. Madrid: Katz Editores, 2007.
BLACKMORE, Susan. The power of memes. Scientific American, v. 283, n. 4, p. 52-61, 2000.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 2016.
CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
CEPÊDA, Vera Alves. A nova direita no Brasil: contexto e matrizes conceituais. Mediações: Revista de Ciências Sociais, v. 23, n. 2, p. 40-74, 2018.
CHAGAS, Viktor. "NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO": cultura política, humor e intertextualidade nos memes das Eleições 2014. In: CERVI, Emerson; MASSUCHIN, Michele; CARVALHO, Fernanda C. de (orgs.). Internet e Eleições no Brasil. Curitiba: CPOP (Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública), 2016.
CHAGAS, Viktor. A febre dos memes de política. Revista Famecos - mídia, cultura e tecnologia, v. 25, n. 1, p. 1-26, 2018.
CHAGAS, Viktor; FREIRE, Fernanda; RIOS, Daniel; MAGALHÃES, Dandara. A política dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo de memes dos debates eleitorais de 2014. Intexto, n. 38, p. 173-196, 2017.
CHALOUB, Jorge; PERLATTO, Fernando. A nova direita brasileira: ideias, retórica e prática política. Insight Inteligência, ano 19, n. 72, p. 24-41, 2016.
CRUZ, Francisco Brito; MASSARO, Heloisa. Você na Mira - InternetLab: Relatório #2 Um raio-X do marketing digital dos presidenciáveis. 2018. Disponível em: https://www.internetlab.org.br/wp-content/uploads/2018/09/Relat%- c3%b3rio-Voc%c3%aa-na-Mira-2.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
DAVIS, Stuart; STRAUBHAAR, Joe. Producing Antipetismo: Media activism and the rise of the radical, nationalist right in contemporary Brazil. International Communication Gazette, v. 82, n. 1, p. 82-100, 2020.
DAVISON, Patrick. A linguagem dos memes de internet (dez anos depois). In: CHAGAS, Viktor (org.) A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital, p. 139-156. Salvador: Editora da UFBA, 2020.
DAWKINS, Richard. O gene Egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
ELLISON, Nicole B.; BOYD, Danah. Sociality through Social Network Sites. In: DUTTON, William. H. (Org.). The Oxford Handbook of Internet Studies. Oxford: Oxford University Press, 2013.
GIORDANO, Verónica. ¿Qué hay de nuevo en las "nuevas derechas?. Nueva Sociedad, n. 254, p. 46-56, 2014.
GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
HSIEH, Hsiu-Fang; SHANNON, Sarah E. Three Approaches to Qualitative Content Analysis. Qualitative Health Research, v. 15, n. 9, p. 1277-1288, 2005.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013.
KALTWASSER, Cristóbal Rovira. La derecha en América Latina y su lucha contra la adversidad. Nueva Sociedad, n. 254, p. 34-45, 2014.
KAYSEL, André. Regressando ao Regresso: elementos para uma genealogia das direitas brasileiras. In: VELASCO E CRUZ, Sebastião; KAYSEL, André; CODAS, Gustavo (Orgs.). Direita, volver!: o retorno da direita e o ciclo político brasileiro. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015.
KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. Memes on-line, afinidades e produção cultural (2007-2018). In: CHAGAS, Viktor (org.) A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital, p. 179-285. Salvador: Editora da UFBA, 2020.
LEVY, Helton; SARMENTO, Claudia. Understanding Viral Communism: A Thematic Analysis of Twitter During Brazil's 2018 Elections. Westminster Papers in Communication and Culture, v. 15, n. 1, p. 19-36, 2020.
LUNARDI, Gabriela; BURGESS, Jean. "É zoeira": as dinâmicas culturais do humor brasileiro na internet. In: CHAGAS, Viktor (org.) A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital, p. 427-458. Salvador, BA: Editora da UFBA, 2020.
MAFFESOLI, Michel. Iconologías: Nuestras idolatrías pós-modernas. Barcelona: Península, 2009.
MESSENBERG, Débora. A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros. Revista Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, p. 621-647, 2017.
MIGUEL, Luís Felipe. Mito político. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas (Org.). Comunicação e política: conceitos e abordagens. Salvador: Edufba, 2004.
MILNER, Ryan M. Polivocalidade pop: memes de internet, participação pública e o movimento Occupy Wall Street. In: CHAGAS, Viktor (org.) A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital, p. 179-220. Salvador: Editora da UFBA, 2020.
MORAIS, Isabela Nogueira. Desenvolvimento Econômico, Distribuição de Renda e Pobreza na China Contemporânea. 2011. 209f. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
NETTO, José Paulo. O que todo cidadão precisa saber sobre comunismo. São Paulo: Global, 1987.
OLIVEIRA, Juracy. A imagem técnico-memética no Facebook. 2016. 163f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
RODRIGUES, Robério Paulino. O colapso da URSS: um estudo das causas. 2006. 310f. Tese (Doutorado em História Econômica) - Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2006.
ROMANCINI, Richard. Do "Kit Gay" ao "Monitor da Doutrinação": a reação conservadora no Brasil. Contracampo, Niterói, v. 37, n. 02, p. 87-108, 2018.
SANTOS, Marcelo Alves dos. #Vaipracuba!: A gênese das redes de direita no Facebook. Curitiba: Appris, 2019.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SHIFMAN, Limor. Memes in Digital Culture. London: MIT Press, 2014.
SILVA, Juremir Machado da. 1964: Golpe Midiático-Civil-Militar. Porto Alegre: Editora Sulina, 2014.
SILVEIRA, Sergio Amadeu da. Direita nas redes sociais online. In: VELASCO E CRUZ, Sebastião; KAYSEL, André; CODAS, Gustavo (Orgs.) DIREITA, volver!: o retorno da direita e o ciclo político brasileiro. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.
SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.
TAECHARUNGROJ, Viriya.; NUEANGJAMNONG, Pitchanut. Humour 2.0: styles and types of humour and virality of memes on Facebook. Journal of Creative Communications, v. 10, n. 3, p. 288-302, 2015.
VELASCO E CRUZ, Sebastião; KAYSEL, André; CODAS, Gustavo (Org.). Direita, volver!: o retorno da direita e o ciclo político brasileiro. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.