O toque como via miraculosa: imagem e materialidade na Távola Franciscana de Bonaventura Berlinghieri (1235)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p163

Palabras clave:

Francisco de Assis, Imagem Medieval, Debate teórico.

Resumen

Os estudos do franciscanismo têm passado por uma ampla renovação, há pelo menos trinta anos, ao considerar também o papel das imagens na construção do culto ao santo e das práticas de seus sucessores. Apresentamos, aqui, considerações sobre uma dessas primeiras imagens do santo de Assisi, a távola produzida por Bonaventura Berlinghieri para a Igreja de Pescia, em 1235, propondo um estudo que considere a imagem em sua integridade, ou seja: iconografia e usos, aspectos pictóricos e sociais. Na távola citada, as cenas escolhidas para figuração são aquelas que relacionam milagre e toque taumatúrgico, relação esperada e base da ação transcendental no cristianismo ao gerar um Deus que se torna matéria. A relação toque/milagre fica clara ao pensar as atribuições e usos do objeto távola: somente essa dupla análise, imagética e de cultura material, dá conta da complexidade da imagem.

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Biografía del autor/a

André Luiz Marcondes Pelegrinelli, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Londrina, com período sanduíche na Università degli Studi di Roma ‘La Sapienza’.

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Publicado

2017-12-30

Cómo citar

Pelegrinelli, A. L. M. (2017). O toque como via miraculosa: imagem e materialidade na Távola Franciscana de Bonaventura Berlinghieri (1235). Domínios Da Imagem, 11(21), 163–181. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p163

Número

Sección

Artigos gerais