A disseminação de padrões femininos através dos anúncios da Lugolina e da juventude Alexandre na "Fon-Fon!", 1910
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p93Palabras clave:
Lugolina, Juventude Alexandre, AnúnciosResumen
O artigo realiza análise de dois anúncios de produtos de beleza publicados na revista carioca Fon-Fon!, das marcas Lugolina e Juventude Alexandre, especificamente destinados aos cuidados com a pele e cabelo, publicados entre 1915 e 1916. Para tanto, utiliza-se das ferramentas de análise de imagem e, com isso, discute se os modelos de feminino disseminados pelos dois anunciantes estavam em conformidade com a ideologia da revista, concluindo que, apesar da intenção moderna, os papéis até então destinados à mulher foram reforçados.
Descargas
Citas
100 Anos de Propaganda. Anúncios publicitários de 1875 a 1980. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
BOAVENTURA FREIRE, Gustavo. A narrativa de beleza em anúncios da belle époque tropical. Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 115-126, 2011. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/2155/1661. Acesso em 10 jan. 2016.
BONADIO, Maria Claudia. Moda e sociabilidade: mulheres e consumo na São Paulo dos anos 1920, São Paulo: Senac São Paulo, 2007.
CARVALHO, Nelly. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.
FEIJÃO, Rosane. Moda e modernidade na belle époque carioca. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.
FRANZ, Terezinha. Victor Meirelles: biografia e legado artístico. Florianópolis: Caminho de Dentro, 2014.
LUCA, Tania de. A Revista do Brasil: um diagnóstico para a (n)ação. São Paulo: Unesp, 1999.
MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista: Imprensa e práticas culturais em tempos de República. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp: Imprensa Oficial do Estado, 2001.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro primeiro: o processo de produção do capital. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 3 Texto corrigido gramaticalmente por Albertina Felisbino.
MICELI, Sergio. Imagens negociadas: retratos da elite brasileira (1920-40). São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
NEEDELL, Jeffrey. Belle Époque Tropical: sociedade e cultura no Rio de Janeiro na virada do século. Tradução Celso Nogueira. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
SANT'ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras, 2009.
SANT'ANNA, Mara Rúbia. Dos perfumes aos pós: a publicidade como objeto histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 32, n. 64, p. 299-324, 2012.
SANT'ANNA, Mara Rúbia. Beleza de moça: nação e publicidade de cosméticos. Domínios da imagem, ano IV, n. 7, p. 109-120, 2010.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanharussa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SCHPUN, Mônica R. O cinema em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados. ArtCultura, Uberlândia, v. 9, n. 14, p. 71-81, 2007.
SILVA, M. S. M. Publicidade, desejo e gozo: uma leitura psicanalítica da Enunciação Publicitária no consumo de moda. 2012, 172 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: .
WOLF, Naomi. Quand la beauté fait mal. Enquête sur la dictature de la beauté. Paris: First, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.