Esse é o show da Luna: investigando gênero, ensino de ciências e pedagogias culturais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n20p95Palabras clave:
Artefatos culturais, Ciências, Gêneros, Pedagogias culturais.Resumen
Este artigo, tem como objetivo discutir as questões de gênero, ensino de ciências e pedagogias culturais a partir do desenho animado O Show da Luna, bem como analisar as percepções de algumas crianças, de uma escola do município do Rio Grande/RS, acerca desse artefato cultural. O trabalho se fundamenta a partir dos Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas. Enquanto metodologia de análise dos dados utilizamos a Análise Cultural. Nas análises realizamos dois movimentos: no primeiro discutimos as potencialidades pedagógicas do desenho analisado; no segundo movimento investigamos a fala das crianças participantes.Descargas
Citas
ANDRADE, Paula Deporte de. Pedagogias Culturais: as condições teóricas que possibilitam a emergência do conceito. Acesso em: <http://www.sbece.com.br/resources/anais/3/1430005814_ARQUIVO_sbece2 015completo.pdf. Acesso em: 6 jun. 2016
ÁVILA, Dárcia Amaro; QUADRADO, Raquel Pereira; BARROS, Suzana da Conceição de. A chuva que cai, o arco-íris que se forma... Repensando o ensino de ciências na educação infantil e nos anos iniciais. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Ensino de Ciências: outros olhares, outras possibilidades. Rio Grande: FURG, 2014.
LIMA, Betina Stefanello. O labirinto de cristal: as trajetórias das cientistas na Física. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-
026X2013000300007/26502. Acesso em: 6 jun. 2016
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
LÖWY, Ilana. Universalidade da ciência e conhecimentos “situados”. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=51340. Acesso em: 6 jun. 2016
OLIVEIRA, Luciana Rodrigues; MAGALHÃES, Joanalira Corpes. Esse é o Show da Luna: investigando gênero, ensino de ciências e pedagogias culturais. Domínios da imagem, v. 11, n. 20, p. 95-118, jan./jun. 2017. I
MAGALHÃES, Joanalira Corpes. Corpos transparentes, exames e outras tecnologias médicas: a produção de saberes sobre os sujeitos homossexuais. 2012.
PAVÃO, Antonio Carlos. Ensinar Ciências fazendo ciência, por uma revolução pedagógica. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Ensino de Ciências: outros olhares, outras possibilidades. Rio Grande: FURG, 2014.
ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Repensando o ensino de Ciências a partir de novas histórias da ciência. In: OLIVEIRA, Daisy Lara de (Org). Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Mediação, 1997. 112 p. (Cadernos de Educação Básica, 2)
SANTOS, Pedro Paulo Procópio de Oliveira; PAULINO, Suzana Ferreira; CRUZ; Cristiane Ferreira; FLORIANO; Jaira Itatiana. Desenhos animados e educação na pré-escola: um estudo de caso dos principais canais infantis de TV no Brasil. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID11585_18082016173408.pdf. Acesso em: 17 nov. 2016.
SCHWANTS, Lavínia. Ciência: tanto se fala, pouco se define... In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Ensino de Ciências: outros olhares, outras possibilidades. Rio Grande: FURG, 2014.
SILVA, Elizabeth Bortolaia. Des-construindo Gênero em Ciência e Tecnologia. Disponível em: http://www.cei.santacruz.g12.br/~fisica/3UP_2015/DesconstruindoG%C3%AAnero-em-Ciencia-e-tecnologia_cadpagu_1998_10_2_SILVA.pdf. Acesso em: 22 maio 2016.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade; uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.