Esse é o show da Luna: investigando gênero, ensino de ciências e pedagogias culturais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n20p95Palabras clave:
Artefatos culturais, Ciências, Gêneros, Pedagogias culturais.Resumen
Este artigo, tem como objetivo discutir as questões de gênero, ensino de ciências e pedagogias culturais a partir do desenho animado O Show da Luna, bem como analisar as percepções de algumas crianças, de uma escola do município do Rio Grande/RS, acerca desse artefato cultural. O trabalho se fundamenta a partir dos Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas. Enquanto metodologia de análise dos dados utilizamos a Análise Cultural. Nas análises realizamos dois movimentos: no primeiro discutimos as potencialidades pedagógicas do desenho analisado; no segundo movimento investigamos a fala das crianças participantes.Descargas
Citas
ANDRADE, Paula Deporte de. Pedagogias Culturais: as condições teóricas que possibilitam a emergência do conceito. Acesso em: <http://www.sbece.com.br/resources/anais/3/1430005814_ARQUIVO_sbece2 015completo.pdf. Acesso em: 6 jun. 2016
ÁVILA, Dárcia Amaro; QUADRADO, Raquel Pereira; BARROS, Suzana da Conceição de. A chuva que cai, o arco-íris que se forma... Repensando o ensino de ciências na educação infantil e nos anos iniciais. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Ensino de Ciências: outros olhares, outras possibilidades. Rio Grande: FURG, 2014.
LIMA, Betina Stefanello. O labirinto de cristal: as trajetórias das cientistas na Física. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-
026X2013000300007/26502. Acesso em: 6 jun. 2016
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
LÖWY, Ilana. Universalidade da ciência e conhecimentos "situados". Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=51340. Acesso em: 6 jun. 2016
OLIVEIRA, Luciana Rodrigues; MAGALHÃES, Joanalira Corpes. Esse é o Show da Luna: investigando gênero, ensino de ciências e pedagogias culturais. Domínios da imagem, v. 11, n. 20, p. 95-118, jan./jun. 2017. I
MAGALHÃES, Joanalira Corpes. Corpos transparentes, exames e outras tecnologias médicas: a produção de saberes sobre os sujeitos homossexuais. 2012.
PAVÃO, Antonio Carlos. Ensinar Ciências fazendo ciência, por uma revolução pedagógica. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Ensino de Ciências: outros olhares, outras possibilidades. Rio Grande: FURG, 2014.
ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Repensando o ensino de Ciências a partir de novas histórias da ciência. In: OLIVEIRA, Daisy Lara de (Org). Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Mediação, 1997. 112 p. (Cadernos de Educação Básica, 2)
SANTOS, Pedro Paulo Procópio de Oliveira; PAULINO, Suzana Ferreira; CRUZ; Cristiane Ferreira; FLORIANO; Jaira Itatiana. Desenhos animados e educação na pré-escola: um estudo de caso dos principais canais infantis de TV no Brasil. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID11585_18082016173408.pdf. Acesso em: 17 nov. 2016.
SCHWANTS, Lavínia. Ciência: tanto se fala, pouco se define... In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Ensino de Ciências: outros olhares, outras possibilidades. Rio Grande: FURG, 2014.
SILVA, Elizabeth Bortolaia. Des-construindo Gênero em Ciência e Tecnologia. Disponível em: http://www.cei.santacruz.g12.br/~fisica/3UP_2015/DesconstruindoG%C3%AAnero-em-Ciencia-e-tecnologia_cadpagu_1998_10_2_SILVA.pdf. Acesso em: 22 maio 2016.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade; uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.