Beleza de moça: nação e publicidade de cosméticos

Autores/as

  • Mara Rúbia Sant'anna Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p109

Palabras clave:

Publicidade, Aparência, Nação

Resumen

Estudo de um anúncio de batom, da marca colgate, publicado na revista O Globo, em 1940. a partir deste anúncio, é analisado como a publicidade realizada em torno de um cosmético agencia modelos de beleza e juventude, num contexto de promoção de um forte sentimento de identidade nacional. Utilizam-se, principalmente, as ferramentas da análise imagética, considerando os processos de recepção implícitos na composição imagem/texto e sua relação
com o conjunto do suporte de sua aparição.

Biografía del autor/a

Mara Rúbia Sant'anna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Citas

BANCEL, Nicolas. Mouvements de Jeunesses. In: LE BRETON, David ; MARCELLI, Daniel. Dictionnaire de l’adolescence et de la jeunesse. Paris: Quadrige/ PUF, 2010. p. 564 -569.

BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1997.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BLANC, Nathalie; VIDAL, Julien (org.). Publicité et psychologie. Paris: Inpress, 2009.

BOMENY, Helena M.B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce. (org.). Repensando o Estado Novo. RiodeJaneiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.

BOURDIEU,Pierre; DESAINT MARTIN, Monique. Anatomie du gôut. Actes de la Recherche em Sciences Sociales, ano 2, n. 5, p. 5- 81, oct. 1976. .

BOURDIEU,Pierre. La métamorphose des gôuts. In: BOURDIEU, Pierre. Questions de sociologie. Paris: Minuit, 1985.

FINCO, Henrique. O paradoxo Benetton: um estudo antropológico da publicidade. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

HOLLANDA, Aurélio Buarque. Pequeno dicionário brasileiro da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora civilização Brasileira, 2008.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. campinas: Papirus, 1996.

LAGNEAU, Gerard. A sociologia da publicidade. São Paulo: Cultrix, 1981;

LEVY, Maurice; LOISEAU, Marc. Née en 1842: Une histoire de la publicité. Paris: Mundocom, 2006.

MALVANO, Laura. Le mythe de la jeunesse à travers l’image. Le fascisme italien. In: LEVI, Giovanni, ScHMItt, Jean-claude. Histoire des jeunes en occident. Paris: Seuil, 1996. t 2, p.277-308.

MARTIN, Marc. Trois siècles de publicité en France. Paris: Jacob, 1992.

MENNA BARRETO, Roberto. Criatividade e Propaganda. Rio de Janeiro: Documentários, 1978.

OGILVY, David. La publicité selon Ogilvy. Paris: Dunod, 1984.

SANTO AGOSTINHO. Confissões. Tradução de J. Oliveira Santos e Ambrósio de Pina. São Paulo: Nova cultural, 1996. (Os Pensadores)

PENINOU. Georges. Le message poétique: l’investissement de la forme. Conformité et conformation. In: PENINOU. Georges.
Intelligence de la publicité. Paris: R. Laffont, 1972. (Collection Étude sémiotique)

PIROTTE, Jean. Images et critique historique. In: JaDoULE, Jean-Louis. L’histoire au prisme de l’image. Louvain/BG: Université Catholique de Louvain, 2002. v.1: L’historien et l’image fixe texte.

RIFFEL,Renato. Retratos de masculinidades. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa catarina, Florianópolis, 2011.

SANT’ANNa, M.R. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras, 2007.

SEMPRINI, Andrea. Analyser la communication: comment analyser les images, les médias, la publicité. Paris: Harmattan, 1996.

SILVA, José Luiz Werneck da (org.). O Feixe e o prisma: uma revisão do Estado Novo. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1991.

TORRESINI, Elizabeth Rochadel. Editora Globo: uma aventura editorial nos anos 30 e 40. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Com-Arte; Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS, 1999.

TRAVERSO, Enzo. Fascisme. In: MESURE, Sylvie; SaVIDaN, Patrick (org.). Le dictionnaire des sciences humaines. Paris: Presses Universitaire de France, 2006. p.441-443.

Publicado

2015-10-25

Cómo citar

Sant’anna, M. R. (2015). Beleza de moça: nação e publicidade de cosméticos. Domínios Da Imagem, 4(7), 109–120. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p109

Número

Sección

Artigos gerais