Fotografia: Arte ou Ciência?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p63Palabras clave:
Fotografia, Representação, História culturalResumen
O presente artigo aborda as discussões sobre a fotografia, desde seu surgimento, no século XIX, quando era vista ora como arte, ora como ciência; e seu uso no discurso historiográfico. Aborda, também, possíveis metodologias de análise, tendo como base a criada por Boris Kossoy.Descargas
Citas
BORGES, M.História&Fotografia. Belo Horizonte: autêntica, 2003.
BOURDIEU, P. Introcucción Del texto Um: art moyen. Essai sur lês usages sociaux de La photographie. Paris, Les Editions de Minuit, 1965. Edición em espanõl, La fotografia: um arte intermédio. Trad. Tununa Mercado, México, Nueva Imagen, 1979.
BURKE, P. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSc, 2004.
CARDOSO, C. Iconografia e História. campinas: Unicamp, 1990. v. 1, p. 9-17.
CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHALMERS, a. A fabricação da ciência. São Paulo: Edunesp, 1994.
CHARTIER, R. História Cultural, entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL,1990
FABRIS, A. (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: USP, 1998. .
FABRIS, A. Um olhar sob suspeita. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 14. n. 2.p. 107-140, jul./dez. 2006.
GONÇALVES, c. o nome das coisas: algunas considerações sobre a leitura de fotografias. Revista Studium, Campinas, n. 5, 2001.
JOLY, M. Introdução à Analise da Imagem. campinas/SP: Papirus, 1996.
KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Editora Ática, 1989.
KOSSOY, B. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê, 2000.
KOSSOY, B. O relógio de Hiroshima: reflexões sobre os diálogos e silêncios das imagens. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 25, n. 49, p. 35-42, 2005.
MAUAD, A. M. Através da Imagem: Fotografia e História Interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n 2, p. 73-98, 1996.
MAUAD, A. M. Imagens da Terra: Fotografia, Estética e História. Primeiros Escritos, Niterói, n. 7, p. 2, jul. 2001.
MEIRELLES, W. História das imagens: uma abordagem, múltiplas facetas. Assis: Pós-História, 1995.
MENESES,U. Fontesvisuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-3, 2003.
SARDELICH, M. Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa. Educar, Curitiba, n. 27, p. 203-219, 2006.
SONTAG, S. Ensaios sobre a fotografia. tradução Joaquim Paiva. Rio de Janeiro: Editora arbor Ltda, 1983.
SORLIN, P. Indispensáveis e Enganosas, as Imagens Testemunhas da História. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 81-95, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.