Fotografia: Arte ou Ciência?

Autores/as

  • Fabiane Muzardo Universidade Estadual de São Paulo – Unesp, Universidade de Londrina – UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p63

Palabras clave:

Fotografia, Representação, História cultural

Resumen

O presente artigo aborda as discussões sobre a fotografia, desde seu surgimento, no século XIX, quando era vista ora como arte, ora como ciência; e seu uso no discurso historiográfico. Aborda, também, possíveis metodologias de análise, tendo como base a criada por Boris Kossoy.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiane Muzardo, Universidade Estadual de São Paulo – Unesp, Universidade de Londrina – UEL

Mestrado em História pela Universidade de Londrina – UEL.

Citas

BARTHES, R. A Câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: NovaFronteira, 1984.

BORGES, M.História&Fotografia. Belo Horizonte: autêntica, 2003.

BOURDIEU, P. Introcucción Del texto Um: art moyen. Essai sur lês usages sociaux de La photographie. Paris, Les Editions de Minuit, 1965. Edición em espanõl, La fotografia: um arte intermédio. Trad. Tununa Mercado, México, Nueva Imagen, 1979.

BURKE, P. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSc, 2004.

CARDOSO, C. Iconografia e História. campinas: Unicamp, 1990. v. 1, p. 9-17.

CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHALMERS, a. A fabricação da ciência. São Paulo: Edunesp, 1994.

CHARTIER, R. História Cultural, entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL,1990

FABRIS, A. (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: USP, 1998. .

FABRIS, A. Um olhar sob suspeita. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 14. n. 2.p. 107-140, jul./dez. 2006.

GONÇALVES, c. o nome das coisas: algunas considerações sobre a leitura de fotografias. Revista Studium, Campinas, n. 5, 2001.

JOLY, M. Introdução à Analise da Imagem. campinas/SP: Papirus, 1996.

KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Editora Ática, 1989.

KOSSOY, B. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê, 2000.

KOSSOY, B. O relógio de Hiroshima: reflexões sobre os diálogos e silêncios das imagens. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 25, n. 49, p. 35-42, 2005.

MAUAD, A. M. Através da Imagem: Fotografia e História Interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n 2, p. 73-98, 1996.

MAUAD, A. M. Imagens da Terra: Fotografia, Estética e História. Primeiros Escritos, Niterói, n. 7, p. 2, jul. 2001.

MEIRELLES, W. História das imagens: uma abordagem, múltiplas facetas. Assis: Pós-História, 1995.

MENESES,U. Fontesvisuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-3, 2003.

SARDELICH, M. Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa. Educar, Curitiba, n. 27, p. 203-219, 2006.

SONTAG, S. Ensaios sobre a fotografia. tradução Joaquim Paiva. Rio de Janeiro: Editora arbor Ltda, 1983.

SORLIN, P. Indispensáveis e Enganosas, as Imagens Testemunhas da História. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 81-95, 1994.

Publicado

2015-10-25

Cómo citar

Muzardo, F. (2015). Fotografia: Arte ou Ciência?. Domínios Da Imagem, 4(7), 63–76. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p63

Número

Sección

Artigos gerais