Fotografia: Arte ou Ciência?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p63Palabras clave:
Fotografia, Representação, História culturalResumen
O presente artigo aborda as discussões sobre a fotografia, desde seu surgimento, no século XIX, quando era vista ora como arte, ora como ciência; e seu uso no discurso historiográfico. Aborda, também, possíveis metodologias de análise, tendo como base a criada por Boris Kossoy.Descargas
Citas
BORGES, M.História&Fotografia. Belo Horizonte: autêntica, 2003.
BOURDIEU, P. Introcucción Del texto Um: art moyen. Essai sur lês usages sociaux de La photographie. Paris, Les Editions de Minuit, 1965. Edición em espanõl, La fotografia: um arte intermédio. Trad. Tununa Mercado, México, Nueva Imagen, 1979.
BURKE, P. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSc, 2004.
CARDOSO, C. Iconografia e História. campinas: Unicamp, 1990. v. 1, p. 9-17.
CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHALMERS, a. A fabricação da ciência. São Paulo: Edunesp, 1994.
CHARTIER, R. História Cultural, entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL,1990
FABRIS, A. (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: USP, 1998. .
FABRIS, A. Um olhar sob suspeita. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 14. n. 2.p. 107-140, jul./dez. 2006.
GONÇALVES, c. o nome das coisas: algunas considerações sobre a leitura de fotografias. Revista Studium, Campinas, n. 5, 2001.
JOLY, M. Introdução à Analise da Imagem. campinas/SP: Papirus, 1996.
KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Editora Ática, 1989.
KOSSOY, B. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê, 2000.
KOSSOY, B. O relógio de Hiroshima: reflexões sobre os diálogos e silêncios das imagens. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 25, n. 49, p. 35-42, 2005.
MAUAD, A. M. Através da Imagem: Fotografia e História Interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n 2, p. 73-98, 1996.
MAUAD, A. M. Imagens da Terra: Fotografia, Estética e História. Primeiros Escritos, Niterói, n. 7, p. 2, jul. 2001.
MEIRELLES, W. História das imagens: uma abordagem, múltiplas facetas. Assis: Pós-História, 1995.
MENESES,U. Fontesvisuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-3, 2003.
SARDELICH, M. Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa. Educar, Curitiba, n. 27, p. 203-219, 2006.
SONTAG, S. Ensaios sobre a fotografia. tradução Joaquim Paiva. Rio de Janeiro: Editora arbor Ltda, 1983.
SORLIN, P. Indispensáveis e Enganosas, as Imagens Testemunhas da História. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 81-95, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.