O desenho-projeto e seu avesso nas poltronas de Luiz Henrique Schwanke

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n9p23

Palabras clave:

Desenho, Arte conceitual, História da arte.

Resumen

Este artigo aborda uma série de desenhos do artista catarinense Luiz Henrique Schwanke feitos de 1978 a 1980. Os desenhos figuram poltronas de maneira naturalista e referenciam, através de seus títulos, obras de arte renascentistas, barrocas e neoclássicas. A série foi pensada a partir da discussão teórica sobre o desenho no século XVI com o historiador da arte Giorgio Vasari e contemporaneamente com o crítico Agnaldo Farias, por meio da relação entre o desenho como projeto e o desenho criador de mundos. São utilizados os escritos do próprio artista, além de cartas, reportagens e artigos publicados sobre seus trabalhos. São feitas relações com obras de Joseph Kosuth, Julio González e Tamara Andrade. Conclui-se que o artista se utiliza do desenho naturalista para acessar um trabalho conceitual realizado pelo espectador; e que seu trabalho reconcilia desenho de projeto com o desenho inventivo, representação e criação conceitual.

Biografía del autor/a

Ana Carla de Brito, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Artes Plásticas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Citas

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Publicado

2011-11-01

Cómo citar

Brito, A. C. de. (2011). O desenho-projeto e seu avesso nas poltronas de Luiz Henrique Schwanke. Domínios Da Imagem, 5(9), 23–32. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n9p23

Número

Sección

Artigos gerais