As duas faces de Jano em Bonnie e Clyde - uma rajada de balas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n8p105Palabras clave:
Biografias cinematográficas, Cinema-história, Revolução e contestaçãoResumen
Bonnie Parker e Clyde Barrow foram dois conhecidos ladrões de bancos e postos de gasolina que viveram os conturbados anos da depressão econômica nos Estados Unidos. A Bloody Barrow Gang fazia tremer o comércio e era vista como um sinal de revolta contra a miséria em tempos de crise. A partir de 1932, quando ocorreu o primeiro assassinato, eles começaram a ser perseguidos ferozmente pela polícia norte-americana. Em 1934, num tiroteio com a polícia de Louisiana, eles foram assassinados. Em 1967, período em que os jovens contestavam e desafiavam o poder, a história do casal vem novamente à tona com o filme Bonnie e Clyde - uma rajada de balas. Warren Beatty (Clyde) e Faye Dunaway (Bonnie) se transformaram nos símbolos de uma mudança de atitute da juventude frente às imposições sociais e morais. Diante do exposto, a proposta do presente artigo é analisar em que medida o filme Bonnie e Clyde é uma biografia do famoso casal de assaltantes norte-americano e, ao mesmo tempo, uma representação da juventude nos revolucionários anos 1960.
Descargas
Citas
FERRO, M. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, J., NORA, P. (Org.).História: novos objetos. Trad.: Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976. p. 202-203
FRESSATO, Soleni Biscouto. FEIGELSON, Kristian. Cinematógrafo. Um olhar sobre a história. São Paulo, Salvador: Editora da UNESP, EDUFBA, 2009.
HEGEL, G. W. Friedrich. Curso de estética. O sistema das artes. São Paulo: Martins Fontes: 1997.
HEGEL, G. W. Fenomenologia do espírito. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
LAGNY, Michélè. O cinema como fonte de história. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni Biscouto; FEIGELSON, Kristian (org.). Cinematógrafo: um olhar sobre a história. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Editora UNESP, 2009. p.99-132.
MARX, Karl. A mercadoria. In: MARX, Karl. O capital. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2004. v. 1.
NORA, Pierre. História. Novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995, p. 199-215.
NÓVOA, Jorge. FRESSATO, Soleni Biscouto. A "cegueira branca" poderá ser a última. Olhares sobre um mundo mais que em crise. In: NÓVOA, Jorge. FRESSATO, Soleni Biscouto. FEIGELSON, Kristian. Cinematógrafo: um olhar sobre a história. São Paulo: Editora da UNESP, 2009.
SCHNEIDER, Paul. Bonnie & Clyde: a vida por trás da lenda. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.