Estudos Visuais: principais autores e questionamentos de um campo emergente
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n8p41Palabras clave:
Estudos visuais, Cultura visual, Estudos culturais.Resumen
ptEste artigo apresenta a proposta dos Estudos Visuais e alguns de seus principais pesquisadores. O campo emergente e polêmico de pesquisa centra suas análises na construção cultural do visual em artes, mídia e até mesmo na experiência da vida cotidiana. Mesmo com toda a polêmica entre os adeptos dos Estudos Visuais, o que interessa salientar são as suas propostas. Não se trata apenas de pesquisa no campo da história das imagens, mas de refletir sobre as formas pelas quais a Cultura Visual - nos seus mais variados processos e produtos - é elaborada, consumida e circula para reforçar ou resistir a articulações dos mais variados objetivos: políticos, econômicos, culturais etc. Pode-se dizer que é uma abordagem influenciada pelos Estudos Culturais, a partir da relação entre visibilidade e discurso.
Descargas
Citas
BRYSON, Norman; HOLLY, Michael Ann and MOXEY, Keith (ed.). Visual Theory: Painting and Interpretation. Cambridge: Polity Press and Blackwell, 1991.
BRYSON, Norman; HOLLY, Michael Ann and MOXEY, Keith (ed.). Visual Culture: Images and Interpretations. Hannover and London: Wesleyan University Press, 1994.
CRARY, Jonathan. Techniques of the observer (on vision and modernity in the XIXth century). Cambridge, Massachusetts/Londres: MIT Press, 1990.
DIKOVITSKAYA, Margaret. Visual Culture. The Study of the Visual after the Cultural Turn. England: MIT Press, 2006.
EVANS, Jessica; HALL, Stuart (ed.). Visual Culture: the reader. London: Sage, 1999.
GUASCH, Anna María. Los Estudios Visuales. Un Estado de la Cuestión. Estudios Visuales, n. 1, p. 8-16, nov. 2003.
JAY, Martin. Relativismo cultural e a virada visual. (Tradução de Myrian Ávila). Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 10/11, 2003/2004
JENKS, Chris (ed.). Visual Culture. London and New York: Routledge, 1995.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. Artcultura: Revista do Instituto de História da UFU, Uberlândia, v. 8, n. 12, p.97-115, 2006.
MIRZOEFF, Nicholas. The subject of visual culture. In: MIRZOEFF, Nicholas (ed.). The Visual Culture. Reader. 2nd ed. London and New York: Routledge, 2002. p. 3-21.
MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós Arte Y Educación, 2003.
MITCHEL, W. J. T. Interdisciplinarity and Visual Culture. Art Bulletin, v. 82, n. 4, p. 540-44, 1995.
MITCHEL, W. J. T. Mostrando el ver: una crítica de la cultura visual. En: Estudios Visuales. Murcia: Centro de Documentación y Estudios Avanzados de Arte Contemporáneo, Nov. 2003. p.17-40.
MITCHEL, W. J. T. Teoría de la imagen. Madrid, España: Ediciones Akal, 2009.
RODOWICK, David. Camera Obscura, n. 24, p. 10-45, 1990.
RODOWICK, David. Paradoxes of the Visual. n. 77, p. 59-62, 1996.
ROGOFF, Irit. Studying Visual Culture. In: MIRZOEFF, Nicholas (ed.). The Visual Culture. Reader. 2nd ed. London and New York: Routledge, 2002. p. 24-36.
SMITH, Marquard. Visual Culture Studies. London: Sage Publications, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.