O lugar da fotografia na cultura visual: a atuação da Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul nas décadas de 1940 e 1950
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p119Palabras clave:
Porto Alegre, Fotografia, Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do SulResumen
O presente artigo aborda mudanças na prática da fotografia em Porto Alegre no contexto dos anos 1940 e 1950. Essas transformações se dão por uma série de fatores de ordem técnica e social. Numa perspectiva técnica, o aparecimento de novas máquinas, que permitem maiores possibilidades de explorar a fotografia. Em termos sociais há a criação de novos espaços de produção e formação de fotógrafos, com vistas a atingir a profissionalização do ofício. Uma das principais iniciativas foi a Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul, criada em 1946.
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. Un arte médio. Ensayo sobre los usos sociales de la fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. p.38-41.
BREITMAN, Sioma. Respingos de revelador e rabiscos. Porto Alegre: Editado por Irineu Breitman, 1976.
COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MELLO, Maria Teresa Bandeira de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. (Coleãoç Luz e Reflexão).
DALMÁZ, Matheus. A imagem do terceiro reich na Revista do Globo (1933-1945). Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999
D’AVILA, Naida Lena Menezes. Na trajetória da modernidade: o lazer e a moral nos anos 50 em Porto Alegre. In: KRAWCZYK, Flávio (org.). Da necessidade do moderno: o futuro da Porto Alegre do século passado. Porto Alegre: Unidade Editorial, 2002, p.69.
DUTRA, Olavo. apud BORBA, Bruno. Problemas dos fotógrafos de hoje. Revista do Globo. Porto Alegre, ano 23, n.536, p.55, 09 jun. 1951.
FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Labirinto e identidades. Panorama da fotografia no Brasil [1946-98]. São Paulo: Cosac&Naify, 2003. p.144.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. p.7-8
FREUND, Gisèle. La fotografía como documento social. 8ed. Barcelona: GGMasMedia, 1999. p.95-123
HALL, Stuart; EVANS, Jessica. What is the visual culture? In: Visual culture: the reader. Londres: SAGE, 1999. p.4-5.
LOUZADA, Silvana. Decifrando as imagens técnicas. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 28., Rio de Janeiro. Anais... Rio Janeiro: UERJ, 2005. p.1-15. [CD-ROOM].
MAUAD, Ana Maria. Sob o signo da imagem: a produção da fotografia e o controle dos códigos de representação social da classe dominante no Rio de Janeiro da primeira metade do séc. XX. Niterói, 2004. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2004.
MENESES, Ulpiano, Bezerra de. Rumo a uma “História Visual”. In: MARTINS, José de S.; ECKERT, Cornélia; NOVAES, Sylvia (org.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005. p. 33-56.
MONDENARD, Anne de. A emergência de um novo olhar sobre a cidade: as fotografias urbanas de 1870 a 1918. Projeto História: Espaço e Cultura, São Paulo, n.18, p.107-113, maio 1999
MONTEIRO, Charles. Porto Alegre no século XX: crescimento urbano e mudanças sociais. In: DORNELLES, Beatriz. Porto Alegre em destaque: história e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 51-75.
Mostra Fotográfica. Revista do Globo. Porto Alegre, ano 20, n. 453, p.48-51, 21 fev. 1948
NETTO, Accioly. O império de papel: nos bastidores de O Cruzeiro. Porto Alegre: Sulina, 1998.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Quadros mecânicos. Fisionomias urbanas. In: PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. 3. ed. São Paulo: SENAC, 1996. p.95-135.
POSSAMAI, Zita Rosane. Cidade Fotografada: memória e esquecimento nos álbuns fotográficos – Porto Alegre décadas de 1920 e 1930. Porto Alegre, 2005. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
ROSA, Renato; PRESSER, Décio. Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
SCARINCI, Carlos. A gravura no Rio Grande do Sul: 1900-1980. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
SILVA, Fabiana de Fátima Bruce da. Caminhando numa cidade de luz e sombras: a fotografia moderna no Recife na década de 1950. Recife, 2005. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.