Narrativa da memória Epopéia Paulista
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p19Palabras clave:
Arte, Memória, História, Maria Bonomi, Epopéia Paulista, São Paulo, Arte Brasileira.Resumen
O presente estudo aborda as relações existentes entre a memória e a arte, registradas atravésde monumentos arquitetônicos na cidade de São Paulo, especialmente, no âmbito da arte contemporânea. Elege como instrumental de pesquisa a história da arte e seus desdobramentos estéticos, tendo como foco de análise a "poética de memórias" de Maria Bonomi - uma das mais importantes artistas do cenário nacional. O painel Epopéia Paulista, construído a partir de ateliê-residência, em abril de 2004, no espaço expositivo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e que hoje se encontra no corredor de ligação entre o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (na Estação da Luz) serve como obra-referência na criação e no processo de narrativas de memórias de diversas etnias em São Paulo.
Descargas
Citas
LEÃO, Isabel. Uma obra a mil mãos. Jornal da USP, São Paulo, 19 a 25 abr. 2004.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora da Unicamp, 2003.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. A história, cativa da memória?: para um mapeamento da memória no campo das ciências sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), São Paulo, n. 34, p. 9-34, 1992.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-9, 1993.
REGIS, Fátima. Memória e Esquecimento na Grécia Antiga: da Complementaridade à Contradição. Logos Comunicação e Universidade (Comunicação e Memória), Rio de Janeiro, ano 4, n. 7, p. 20-24.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Comunicação e Memória: das narrativas às novas tecnologias. Logos Comunicação e Universidade, Rio de Janeiro, ano 4, n. 7, p. 3, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.