Narrativa da memória Epopéia Paulista
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p19Palavras-chave:
Arte, Memória, História, Maria Bonomi, Epopéia Paulista, São Paulo, Arte Brasileira.Resumo
O presente estudo aborda as relações existentes entre a memória e a arte, registradas atravésde monumentos arquitetônicos na cidade de São Paulo, especialmente, no âmbito da arte contemporânea. Elege como instrumental de pesquisa a história da arte e seus desdobramentos estéticos, tendo como foco de análise a "poética de memórias" de Maria Bonomi - uma das mais importantes artistas do cenário nacional. O painel Epopéia Paulista, construído a partir de ateliê-residência, em abril de 2004, no espaço expositivo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e que hoje se encontra no corredor de ligação entre o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (na Estação da Luz) serve como obra-referência na criação e no processo de narrativas de memórias de diversas etnias em São Paulo.
Downloads
Referências
LEÃO, Isabel. Uma obra a mil mãos. Jornal da USP, São Paulo, 19 a 25 abr. 2004.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora da Unicamp, 2003.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. A história, cativa da memória?: para um mapeamento da memória no campo das ciências sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), São Paulo, n. 34, p. 9-34, 1992.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-9, 1993.
REGIS, Fátima. Memória e Esquecimento na Grécia Antiga: da Complementaridade à Contradição. Logos Comunicação e Universidade (Comunicação e Memória), Rio de Janeiro, ano 4, n. 7, p. 20-24.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Comunicação e Memória: das narrativas às novas tecnologias. Logos Comunicação e Universidade, Rio de Janeiro, ano 4, n. 7, p. 3, 1997.